UEM assina termo de cooperação educacional com instituto chinês

15-12-2021
    Foto: UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) assinou nesta quarta-feira (15), em solenidade virtual, um memorando de entendimento para Cooperação Educacional e Científica entre o Instituto de Conversão de Energia de Guangzhou, Academia Chinesa de Ciências (GIEC), Fundação Araucária (FA) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A parceria entre as instituições visa apoio de cooperação em pesquisa, educação e treinamento entre seus docentes, departamentos e institutos de pesquisa em programas conjuntos de investigação e formação de interesse comum nos domínios gerais das energias renováveis.

Também permite a troca de informações não confidenciais, incluindo documentação de pesquisa; explorar a possibilidade de intercâmbio de pessoal e estudantes de pós-graduação para fins de investigação e formação; desenvolver projetos conjuntos e captação de recursos; conduzir seminário conjunto, workshop, transferência de tecnologia; além de possibilitar identificar outras áreas de possível interesse e colaboração.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Luiz Fernando Cótica, explica que a universidade já vem desenvolvendo diversos projetos correlatos ao tema energias renováveis.

“Participar desta parceria irá facilitar acordos e minimizar burocracias ao trabalhar o intercâmbio de saberes envolvendo futuros projetos nesta área”, destaca.

PRESENÇAS

Também participaram da solenidade o reitor da UEM, Julio César Damasceno; o diretor de Pesquisa da UEM, Ivair Aparecido dos Santos; o presidente do GIEC, Jiancheng Lv; o diretor da Divisão de Ciência e Tecnologia do GIEC, Yu Bai; a Coordenadora de Relações Exteriores do GIEC, Fengyun Wu; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o diretor de Ciência e Tecnologia da FA, Luiz Márcio Spinosa; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; o diretor da Agência de Inovação da UFPR, Leonardo Cury; e o superintendente de Parcerias e Inovação da UFPR, Helton José Alves.

AEN/PR

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO