release-e1638821632822
    06-12-2021
    Para o ano letivo de 2022, interessados em entrar nas graduações da Universidade Estadual de Maringá (UEM) poderão usar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que seleciona estudantes pelo desempenho na mais recente edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por meio desse processo seletivo, que não tem taxa de inscrição, serão ofertadas 622 vagas em 78 cursos da UEM.
    O termo de adesão da UEM ao SiSU foi assinado nesta segunda-feira (6). Confira o quadro de vagas a serem ofertadas, sendo que para cada curso há exigência de notas mínimas no Enem. “O SiSU se somará aos processos de seleção existentes na UEM, de modo a ampliar a oportunidade de alunos ingressarem em uma universidade pública. Além disso, contribuirá para a ampliação do reconhecimento e fortalecimento da UEM no cenário nacional”, diz o responsável institucional pelo processo, Elyson Andrew Pozo Liberati.

    Segundo Liberati, para cada curso serão disponibilizados pelo menos 10% de vagas totais ao SiSU, as quais serão descontadas do sistema universal. “Ou seja, as vagas das ações afirmativas permanecerão com os percentuais atuais. Por exemplo: a graduação em Agronomia do câmpus de Maringá disponibiliza 100 vagas, que a partir do ano que vem serão distribuídas da seguinte maneira: 70 para o vestibular (estas 70 dividem-se em: 34 universais, 20 para cotistas sociais e 16 para cotistas negros); 20 para o PAS; e 10 para o SiSU”, explica.
    Todas as informações sobre o SiSU na UEM estão disponíveis no site da instituição. No primeiro semestre de 2021 a adesão da UEM ao SiSU foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da universidade. De acordo com previsão do governo federal, o edital da próxima edição do SiSU deve ser publicado ainda neste ano e as inscrições deverão ser abertas na segunda quinzena de fevereiro.

    1
    18-10-2021
    Foto: Aline Jasper/UEPG

    As Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e do Paraná (Unespar) estão com inscrições abertas para os vestibulares. Ao todo, são 7.948 vagas para 191 cursos em diferentes cidades. O ingresso dos estudantes está programado para 2022.
    Na UEL, as inscrições do Vestibular 2022 vão até 3 de novembro e as provas serão aplicadas em 6 de março do ano que vem, somente em Londrina. São 2.509 vagas em 52 cursos de graduação. Já outras 616 vagas serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
    Aplicado em fase única, como na última edição, o vestibular terá duas provas: Prova de Conhecimentos, contendo 50 questões, e Prova de Redação, constituída pela proposta de um único tema.
    Segundo a coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Sandra Garcia, a expectativa é repetir a mesma quantidade de candidatos registrada este ano, ou seja, mais de 27 mil inscritos. “O otimismo está relacionado ao bom desempenho da UEL nos rankings que atestam a qualidade do ensino e no trabalho realizado pela equipe de aplicação e fiscalização do último vestibular”.
    Na UEM, o vestibular 2021 da UEM segue com inscrições abertas até 20 de outubro, com ingresso dos estudantes programado para 2022. Devido à pandemia, a universidade teve que readequar o calendário acadêmico. São ofertadas 2.367 vagas, das quais 1.032 universais e 1.335 para cotistas (sociais e negros).
    As provas serão aplicadas em 20 de fevereiro de 2022 nas cidades de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.
    Para o próximo ano, a Unespar oferece 3.072 vagas para ingresso em 71 cursos de graduação, por meio de dois processos seletivos. O primeiro se dará com a utilização das médias finais (notas) dos vestibulares da instituição (edições de 2018, ou 2019, ou 2020), ou a média final (nota) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições entre 2015 e 2020.
    O segundo acontecerá por meio das vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – Enem 2021. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet (AQUI).
    As universidade estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná devem divulgar os calendários dos próximos vestibulares nos meses de novembro e dezembro.
    Informações da AEN

    5
    26-10-2021
    Foto: UEM

    Encerram nesta quinta-feira (28) as inscrições para concorrer às 40 vagas do processo seletivo simplificado voltado à contratação de professores temporários em diversas áreas para atuarem em quatro câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para professores do curso de Medicina as inscrições vão até 3 de novembro. Contratos poderão ter prazo máximo de dois anos.
    Para se inscrever às vagas é necessário preencher o formulário. Para os professores do curso de Medicina, o formulário está disponível em outro edital.
    No ato da inscrição é obrigatório anexar, em formato digital, a cédula de identidade (RG) e os demais documentos exigidos nos editais.
    A taxa de inscrição é de R$ 153. A relação das inscrições homologadas será publicada na página de processos seletivos docentes em 9 de novembro (diversas áreas) e 12 de novembro (Medicina). Os candidatos serão submetidos a uma prova didática (somente para diversas áreas, entre 6 e 12 de dezembro) e posterior avaliação de títulos e currículo (para todos os cargos).
    Os resultados finais serão divulgados em 13 de janeiro (Medicina) e 31 de janeiro de 2022 (diversas áreas).
    VAGAS DISPONÍVEIS.
    Centro de Ciências Agrárias.
    Departamento de Agronomia: 5 vagas – Maringá.
    Departamento de Engenharia Agrícola: 4 vagas para cadastro de reserva – Cidade Gaúcha.
    Departamento de Zootecnia: 3 vagas para cadastro de reserva – Maringá.
    Centro de Ciências Biológicas.
    Departamento de Biologia: 2 vagas – Cianorte e Maringá.
    Departamento de Bioquímica: 1 vaga – Maringá.
    Centro de Ciências da Saúde.
    Departamento de Ciências do Movimento Humano: 1 vaga – Ivaiporã.
    Departamento de Medicina: 3 vagas – Maringá.
    Departamento de Odontologia: 1 vaga – Maringá.
    Centro de Ciências Exatas.
    Departamento de Estatística: 1 vaga para cadastro de reserva – Maringá.
    Departamento de Matemática: 2 vagas para cadastro de reserva – Maringá.
    Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.
    Departamento de Fundamentos da Educação: 6 vagas (sendo 2 para cadastro de reserva) – Maringá.
    Departamento de Geografia: 1 vaga para cadastro de reserva – Maringá.
    Departamento de Letras Modernas: 2 vagas para cadastro de reserva – Maringá.
    Departamento de Música e Artes Cênicas: 1 vaga para cadastro de reserva – Maringá.
    Departamento de Pedagogia: 1 vaga – Cianorte.
    Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias: 1 vaga para cadastro de reserva – Maringá.
    Centro de Tecnologia.
    Departamento de Engenharia Civil: 1 vaga – Maringá.
    Departamento de Engenharia de Produção: 2 vagas – Maringá.
    Departamento de Engenharia Química: 2 vagas – Maringá.
    Informações da Agência Estadual de Notícias

    uem-na-midia
    26-10-2021
    Foto: Jéssica Natal/UEPG
    O Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) promoverá nesta quinta-feira (28) um painel sobre o papel das agências de inovação no contexto da popularização científica e tecnológica. A iniciativa tem o objetivo de reunir os gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das sete universidades estaduais.
    O evento será online, direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e empreendedores de projetos inovadores e de base tecnológica (nascentes ou que estejam em operação). Empresários que desejam desenvolver projetos em parceria com as universidades ou que pretendem licenciar alguma tecnologia também compõem o público de interesse.
    O encontro poderá ser acompanhado pelo canal da Universidade Virtual do Paraná no YouTube.
    O intuito é promover um debate entre as agências de inovação das universidades estaduais e apresentar as estratégias das instituições na promoção de políticas públicas paranaenses, especificamente nessa área.
    “Vamos falar sobre a interação entre os pesquisadores e o segmento empresarial e a interlocução entre comunidade acadêmica e o setor privado”, informa a assessora da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Erika Juliana Dmitruk, que vai mediar o encontro.
    Ela destaca que serão abordadas as políticas de propriedade intelectual e as patentes registradas pelas instituições estaduais de ensino superior, além de tecnologias que se tornaram produtos e serviços no mercado. A programação também vai contemplar o desenvolvimento de pesquisas científicas e a atuação das incubadoras universitárias.
    “A ideia é conhecer exemplos e modalidades de parcerias e acordos de cooperação, em conformidade com a legislação vigente, e propiciar oportunidades de soluções para os principais desafios, a fim de tornar a ciência cada vez mais acessível à população”, enfatiza a assessora.
    O painel integra a série de eventos online do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, denominado neste ano de Paraná Faz Ciência, no âmbito da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em 2021, a iniciativa conta com o apoio da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
    Serviço
    Data: 28 de outubro, quinta-feira
    Horário: 14 horas
    Onde: Canal da UVPR no YouTube (youtube.com/UniversidadeVirtualdoParaná)
    Informações da AEN

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.