Aulas presenciais na UEM retornam no dia 17 de janeiro, com rígido protocolo de biosegurança

18-11-2021
    Retomada seguirá protocolos de biossegurança elaborado pelo Comitê Covid-19 da Universidade Estadual de Maringá

Depois de dois anos de campus vazio, finalmente a Universidade Estadual de Maringá (UEM) já tem data para receber de volta seus alunos e professores. O retorno das aulas presenciais se dará no dia 17 de janeiro.

A definição aconteceu nesta quarta-feira, 17, quando o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da UEM aprovou a retomada de aulas presenciais do segundo semestre do ano letivo de 2021 para as graduações em janeiro do ano que vem, seguindo rigorosos protocolos de biossegurança.

O Parecer 027/2021 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional (CGE), do relator Ednei Aparecido Santulo Junior, foi aprovado pelo CEP com 121 votos favoráveis, além de 2 contrários e 3 abstenções.

O documento prevê o retorno gradual das aulas presenciais, ainda referentes ao segundo semestre letivo de 2021: início no dia 10 de janeiro de 2022, de forma remota, para viabilizar a organização dos câmpus para receber os alunos e professores após o recesso de fim de ano; presencialmente, retorno em 17 de janeiro para as turmas a partir dos segundos anos e 31 de janeiro para os calouros, ou seja, as turmas de primeiro ano.

Na reunião, que foi presidida pelo reitor em exercício, Ricardo Dias Silva, também foi decidido que, a fim de recuperar a carga horária que não foi ofertada durante o ensino remoto, os cursos poderão ofertar até 20% da carga horária das disciplinas no formato a distância.

10 de janeiro: retorno remoto para todos os alunos;

17 de janeiro: retorno presencial para alunos a partir do 2° ano;

31 de janeiro: início de aulas presenciais dos calouros (1° ano).

Histórico
    Com o surto da pandemia de Covid-19 no Brasil, não apenas a UEM, mas todas as Universidades do país necessitaram substituir as atividades presenciais por remotas fazendo uso das tecnologias digitais e da Internet. Dessa forma, o CEP aprovou a Resolução 006/2020, que autorizou o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na universidade a fim de retomar o calendário acadêmico de disciplinas presenciais, suspensas desde 7 de maio de 2020.

Neste período foi implantada a Comissão de Acompanhamento, que aprovou parâmetros para retomada das diversas atividades didáticas presenciais na universidade, tendo como base a matriz de risco epidemiológico do município de Maringá.

“Estamos em um momento em que a matriz de risco epidemiológico encontra-se em nível baixo há mais de dois meses e, portanto, fornece segurança para que se planeje um retorno às atividades letivas presenciais”, explica Ednei Aparecido Santulo Junior.

Ainda de acordo com o relator, o retorno imediato é inviável pois a retomada das atividades presenciais exigirá que muitos alunos procurem moradias nos municípios que abrigam câmpus da UEM ou transporte fretado diário. “Além disso, encontramo-nos a poucas semanas do final do semestre letivo, o que tornaria esse planejamento ainda [continua...]

Login Form

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO