Hemocentro do HUM retoma aos poucos o volume de doações de sangue pré-pandemia

25-11-2021
    Hemocentro do HUM retoma aos poucos o volume de doações de sangue pré-pandemia | Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
    Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O Hemocentro do HUM retoma aos poucos o volume de doações de sangue pré-pandemia. Mas o início da temporada de férias preocupa, por isso o apelo para que os doadores compareçam ao Hemocentro.

Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
    Nos meses mais críticos da pandemia de coronavírus as doações de sangue no Hemocentro do Hospital Universitário de Maringá caíram em média de 25% a 30%. Em alguns dias a queda foi ainda maior. Mas aos poucos, com o avanço da vacinação e a redução de casos de coronavírus, os doadores voltaram.

Neste 25 de Novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o volume de doações está sendo retomado ao nível pré-pandemia.

Os estoques do Hemocentro do HUM, que atendem uma população de um milhão e meio de habitantes, da macrorregião noroeste, além de serviços da rede Hemepar, que é o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, estão estáveis diz a farmacêutica Márcia Momesso, diretora do Hemocentro.

“No Hemocentro de Maringá, os níveis estão estáveis, mas como sempre, no estado do Paraná e no Brasil os níveis não estão bons, então nós estamos chamando os doadores para que venham, não só hoje, mas que durante todo o mês de novembro, dezembro, janeiro eles compareçam para nos ajudar”, explica a farmacêutica.

A preocupação, no entanto, é com a temporada de férias, momento em que tradicionalmente o número de doadores cai e a necessidade de sangue aumenta. E o sangue tem validade. A plaqueta, por exemplo, tão importante para conter uma hemorragia, dura apenas cinco dias.

“Quando a pessoa doa, nós tiramos uma bolsa de sangue total, que é o sangue do doador mais o anticoagulante que tem na bolsa e esse sangue vai para o laboratório em hemocomponentes, a hemácia tem uma validade de 42 dias, o plasma tem a validade de um ano se ele estiver congelado e a plaqueta, que tem uma validade muito curta, de somente cinco dias, então esse componente é crítico para o banco de sangue, se nós não tivermos doadores todos os dias, nós vamos ter a falta desse hemocomponente que é muito utilizado em casos de hemorragia”, diz Márcia.

Pode doar sangue quem tem de 16 a 69 anos de idade, pesa 50 quilos ou mais e está em boa saúde. Quem tem de 60 a 69 anos só pode doar sangue se antes dessa idade já doou alguma vez. Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável. Quem teve Covid-19 só pode doar sangue 30 dias após se recuperar da doença. O horário de atendimento do Hemocentro do HUM é das 7h às 18h30.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Login Form

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO