Imprimir

UEM retoma aulas presenciais das graduações a partir de 17 de janeiro

2
17-11-2021
UEM prevê retomada de volta às aulas presenciais dia 17 de janeiro

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do Paraná, decidiu retomar as aulas presenciais, de forma escalonada, a partir de 17 de janeiro de 2022.

Segundo a instituição, a data prevista foi determinada em reunião, nesta quarta-feira (17), para o 2º semestre do ano letivo de 2021. Veja o cronograma abaixo.

A medida será adotada seguindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19, conforme a UEM.

CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
ACOMPANHE: Média móvel de mortes e casos no estado
VACINAÇÃO NO PARANÁ: Veja perguntas e respostas
O documento prevê o retorno gradual das aulas presenciais, com início no ensino remoto, para viabilizar a organização dos campus para receber os alunos e professores após o recesso de fim de ano.

Depois, presencialmente para as turmas a partir dos segundos anos e por último para os calouros.

A universidade estava com o ensino remoto desde o início da pandemia.

Cronograma da retomada
10 janeiro: retorno remoto para todos os alunos;
17 de janeiro: retorno presencial para alunos a partir do 2° ano;
31 de janeiro: início de aulas presenciais dos calouros (1° ano).
Durante a reunião também ficou decidido que 20% das disciplinas que necessitem de recuperação de carga horária deverão ser realizadas em Educação a Distância (EAD), quando houver a possibilidade.

Além disso, esta modalidade poderá ser oferecida em outras disciplinas do curso com a finalidade de recuperar carga horária que não foi ofertada.

De acordo com a Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional (CGE), o parecer sobre a medida foi aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) com 121 votos favoráveis, dois contra e três abstenções.

UEM retoma ensino presencial em janeiro de 2022 — Foto: UEM/Divulgação

Aulas presenciais para cursos da saúde
Segundo a UEM, a retomada gradual das aulas presenciais começou em 2020, com o retorno das atividades letivas presenciais para os dois últimos anos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Além dessas turmas, 30% dos demais anos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Odontologia, puderam retornar presencialmente, seguindo os protocolos de biossegurança elaborado pelo Comitê Covid-19 da universidade.

Atualmente, a UEM oferece 32 disciplinas práticas profissionalizantes, na modalidade presencial, aos cursos de graduação, além do internato 1 e 2 para o curso de Medicina.