Morre o ex-vice-reitor da UEM Jacó Gimennes

83e353fceea93fe68bed4d35d0fa236a
    27-10-2023
    Segundo a Universidade Estadual de Maringá, que divulgou nota lamentando a morte do ex-vice-reitor, o professor Manoel Jacó Garcia Gimennes morreu na manhã desta sexta-feira (27), num hospital em Curitiba, em decorrência de complicações de um câncer.

Nessa quinta-feira (26), a reitoria da UEM publicou um Ato Executivo concedendo ao professor Jacó o título de Doutor Honoris Causa.

Nascido em Franca, o professor tinha 70 anos e era um entusiasta da educação, do meio ambiente e do turismo.

Ingressou na UEM como docente em 1975, no departamento de Química, e foi vice-reitor de 1986 a 1990.

Foi fundador da Rede de Turismo Regional (Retur) e atualmente ocupava o cargo de diretor de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo da Secretaria de Estado do Turismo.

Em setembro, o professor Jacó falou sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Turismo na série de entrevistas sobre o tema, no CBN Maringá 2ª edição.

Segundo a Secretaria de Turismo do Paraná, que emitiu nota de pesar, o professor Jacó foi vítima de uma infecção pulmonar severa e deixa a mulher, Wanda Pille, presidente da Retur, dois filhos e quatro netos.

O secretário de Turismo, Márcio Nunes falou sobre o legado do professor:

“Jacó era um companheiro de longa data e sem dúvida o maior entusiasta do turismo paranaense e da regionalização do setor no estado, além de um incentivador da profissionalização na área. Com o aval do governador Ratinho Junior, fomos buscá-lo este ano para colaborar com a reestruturação do turismo paranaense. Jacó nos deixa precocemente, mas seu legado é para sempre – bem como a semente de entusiasmo que deixou plantada aqui na Setu-PR”.

(atualização às 17h53): O velório será nesse sábado (28) a partir das 7h, na sala nobre da capela do Prever, no Cemitério Parque, na Av. Alziro Zarur, 565, em Maringá. O corpo será cremado e a cerimônia de despedida será às 17h, no crematório Angelus.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO