Imprimir

UEM realiza Vestibular de Verão neste domingo (10)

1461d3c2c84ffede37c0cfb5d0cdce63
10-12-2023
As provas começaram às 13h50 e vão até as 19h, com aplicações em 12 municípios paranaenses. Ao todo, 8.797 vestibulandos concorrem a 1.211 vagas para mais de 70 cursos de graduação. Em Maringá, o únicos local de prova foi o campus sede da universidade, com movimentação intensa nos ruas que contornam o local, na Zona 7.

Ao todo, 8.797 vestibulandos concorrem a 1.211 vagas para mais de 70 cursos de graduação. Candidatos também prestaram o vestibular em outras 11 cidades do Paraná - Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.

A principal mudança desta edição do Vestibular de Verão para a última foi a extinção da prova de conhecimentos específicos, a fim de que o candidato pudesse optar por até três cursos diferentes no momento da inscrição.

Desde o último Vestibular de Inverno, a prova passou a ter 50 questões de alternativas múltiplas, divididas entre as áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular, além de uma redação.

As alterações implantadas no último concurso surtiram efeitos imediatos, como o registro do menor índice de abstenção dos últimos 15 anos, além de um melhor aproveitamento das vagas ofertadas. Em 2021 e 2022, em média, 480 vagas ficaram ociosas imediatamente, após a divulgação do resultado do vestibular, o que representa 21% das vagas. Já no Vestibular de Inverno de 2023, depois da mudança, o índice de vagas não preenchidas caiu para apenas 3,4%.

Giovanna Cristina, que acabou de terminar o terceirão, colocou como primeira opção Ciência da Computação, o segundo curso mais concorrido do vestibular da UEM, e como segunda, o curso de Pedagogia. Para esse momento importante, chegou ao campus acompanhada pela família toda. [Ouça o áudio acima]

Já Kaique de Lima já estuda em uma universidade particular, mas quer entrar no curso de Comunicação e Multimeios. Para ele, não tem outra opção. [Ouça o áudio acima]

Para quem chegou nervoso ao local de provas, voluntários distribuiam ajuda, informações e palavras de incentivo, como o palhaço Parasimpático, que entregava bilhetinhos na entrada da UEM. [Ouça o áudio acima]

A psicologa Juliana Pimenta ofereceu escuta ativa a quem chegava ansioso com a prova. Em uma tenda, montada pela primeira vez pela Prefeitura, ela tentava acalmar os candidatos. [Ouça o áudio acima]

A Secretaria de Juventude, Cidadania e Imigrantes, Ana Nerry, fala sobre a ação. [Ouça o áudio acima]

De acordo com os dados da Comissão do Vestibular Unificado, apenas 38,49% dos candidatos residem na cidade de Maringá.

Alicia Simões veio com o pai de Porecatu, a 120 quilômetros de Maringá, tentar ingressar no curso de odontologia, tendo como segunda opção enfermagem.

Quase uma hora antes de as portas do local de prova se abrirem, ela já estava esperando na entrada. Uma forte chuva chegou minutos antes da abertura das salas e o pai, Cristiano, correu para entregar um guarda-chuva e proteger a filha. [Ouça o áudio acima]

Os cursos mais concorridos desta edição do vestibular são Medicina (466,16 candidatos por vaga na concorrência universal), Ciência da Computação (59,16), Psicologia (50,36) e Odontologia (50).

O gabarito provisório da prova estará disponível na segunda-feira (11), a partir das 10h. Já o resultado final do vestibular será divulgado em 25 de janeiro de 2024.