Estudantes fazem atos nacionais contra cortes de verbas e atraso no pagamento de bolsas

uem-na-midia
    03-11-2021
    Estudantes e professores de várias universidades do país fizeram atos no dia 26 de outubro para exigirem os pagamentos de suas bolsas. Os atos foram convocados por estudantes que estão sem receber bolsas. Diferentes organizações se uniram ao chamado, entre elas a Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ExNEPe). Desde o início de outubro mais de 60 mil estudantes estão sem receber o pagamento das bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e da bolsa de Residência Pedagógica (RP). Os dois programas são destinados a estudantes que estão se formando para ser professores. A manifestação foi convocada nacionalmente para dar resposta aos ataques obscurantistas do governo militar genocida de Bolsonaro e generais contra a educação, sendo o mais recente o não pagamento das bolsas do PIBID e RP, colocando os estudantes que dependem dessa verba, principalmente os mais pobres, em condições cada vez mais precárias. SÃO PAULO Em São Paulo, no dia 26 de outubro, estudantes, professores, pesquisadores e demais trabalhadores da educação se concentraram na avenida Paulista, no centro da capital, para protestarem contra os cortes de verbas e contra os atrasos nos pagamento de bolsas dos programas PIBID e RP. Durante o ato, os manifestantes ergueram uma faixa com os dizeres: Contra os Cortes de verbas na Educação! Também foram distribuídos panfletos para os presentes na manifestação e para os trabalhadores que transitavam pela avenida. O documento foi produzido pela Executiva Nacional de Pedagogia (ExNEPe) e denunciava os cortes na educação pública, o risco de fechamentos das universidades federais e o atraso do pagamento das bolsas Os manifestantes denunciaram o corte de 87% no orçamento do Ministério da Ciência feito pelo Congresso Nacional. Os presentes no ato repudiaram o governo militar genocida de Bolsonaro/generais e denunciaram o caráter obscurantista e negacionista do governo que ataca recorrentemente a ciência, a fim de mascarar e justificar o genocídio praticado durante a pandemia de Covid-19. Genocídio este que foi maquiado de negligência e que já ceifou a vida de mais de 600 mil brasileiros. Ainda durante o ato, representantes da ExNEPe fizeram falas de agitação contra a imposição do Ensino à Distância (EaD) e disseram que tal implementação busca abrir caminho para a privatização das instituições públicas de ensino. Os estudantes também defenderam a luta presencial e combativa. PERNAMBUCO Em Recife, na noite do dia 26 de outubro, estudantes com cartazes e faixas interditaram duas faixas da BR-101, próximo à Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para exigir o pagamento imediato das bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP). Os manifestantes foram reprimidos arbitrariamente pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Demonstrando revolta, os estudantes fecharam a rodovia entoando palavras de ordem como: Barrar a (continua...)

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO