UEM É MULTADA POR MAUSTRATOS A BEAGLES USADOS EM PESQUISAS

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi multada por maus-tratos a beagles usados em pesquisas. A decisão foi publicada esta semana no Diário Ocial da União. A reportagem conversou com protetores de animais que resgataram os cães de laboratórios da universidade.

    A decisão é do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea). O órgão determinou multa R$ 10 mil à UEM e de R$ 5 mil a um pesquisador por possível maus-tratos a animais.

    O Concea considerou a infração de natureza grave. O caso ganhou repercussão em 2010, quando uma professora de Londrina denunciou a utilização de cães da raça beagle em pesquisas odontológicas na UEM. Havia também uma vira-lata.

    O Ministério Público atuou no caso e os animais foram resgatados por protetores. Ana Lívia Lavor é dona de um recanto de animais que recebeu alguns beagles e a vira-lata.

    Nesse dia do resgate, meu antigo sócio ajudou a tirar cães da UEM. Eles passaram por consulta veterinária e alguns vieram para cá. E nós fizemos parte de tudo, fomos lá, vimos a questão dos maus-tratos aos animais”, arma ela, ressaltando que os animais eram muito tristes.

    “Era uma tristeza muito grande. Animais em gaiola, a sujeira que eles viviam, medicação vencida, era horrível. Quando eles forem retirados de lá, alguns vieram para cá para aguardar a adoção. Ficaram por um tempo. Eram cães muito tristes e que não tinham socialização nenhuma. E entre esses cães, tinha essa vira-latinha, que muito triste, vivia isolada e tinha muito medo de pessoas. Era uma cachorrinha muito triste. (...) Eram cães, que não sabiam ser cães”.

    A CBN entrou em contato com a UEM para comentar o assunto. A assessoria de imprensa informou que a universidade não foi notificada da decisão do Concea e, portanto, não irá se pronunciar.

    Foto: reprodução/Facebook

    https://gmconline.com.br/noticias/cidade/uem-e-multada-por-maus-tratos-a-beagles-usados-em-pesquisas

     


    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.