Fazenda do Conhecimento abre as portas da UEM para comunidade de Umuarama e região

whatsapp-image-2023-03-25-at-093626-e1679923937131-723x520jpeg
    27-03-2023
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) em Umuarama – Campus Fazenda – abre suas portas para toda comunidade de Umuarama e região com o projeto Fazenda do Conhecimento. Por meio de agendas os grupos de visitantes são organizados para conhecerem os processos de pesquisas, aquisição de conhecimento e estrutura da universidade.

O projeto nasceu em 2017 com escolas públicas da cidade buscando oportunidade para mostrar aos alunos como é o processo de aprendizado dentro de uma universidade e de lá para cá já passaram pelo projeto mais de 4 mil alunos do ensino fundamental e médio. “O mais importante do projeto é mostrar que a universidade é pública, é do povo. Quando o povo entra na universidade, não importa a idade, a universidade deixa ser intocável. A UEM é aberta e deve ser usufruída, pois é da comunidade e precisa ser usada. Por isso além dos alunos outros grupos que queiram visitar o Campos Fazenda é só agendar a visita”, o organizador do projeto Ivan Walisson Carrito.

O projeto Fazenda do Conhecimento oferece uma série de atividades, as quais permite conhecer a área agrícola do campus, incluindo visitas acompanhadas aos laboratórios, experimentos no campo, animais e a paisagem da extensão. Uma equipe de técnicos e professores está disponível para fornecer conteúdo de acordo com as necessidades da escola e a faixa etária dos visitantes. O coordenador do projeto é o professor Julio Cesar Guerreiro e o executor é Ivan Walisson Carrito (foto).

“Converso com a escola para saber o que almejam e dai vamos preparar a passagem dos alunos aqui na universidade. Por exemplo: se a escola está trabalhando com solos, vamos mostrar as pesquisas de solos. Levamos o conhecimento na demanda da escola” informou Carrito.

Para participar, a escola interessada deve entrar em contato com a UEM pelo telefone: (44) 3621-9418 e agendar uma data e horário para visitar o Campus Fazenda na região do bairro São Cristóvão. É necessário informar a quantidade de visitantes e a faixa etária, bem como o foco de interesse em termos de área de conhecimento.

O projeto Fazenda do Conhecimento oferece 14 estações, incluindo ovinos, caprinos, eucalipto, laboratório de anatomia animal, horto, horta, laboratório de sementes, laboratório de entomologia, laboratório de solos, hospital de grandes animais, galinheiro, viveiro de plantas medicinais, lagoa e entre outros.

DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

De acordo com Carrito, a iniciativa tem sido bem-sucedida e tem ajudado a complementar as aulas sobre temas como solos, irrigação, alimentação animal, química e biologia. “A universidade é um grande laboratório prático em relação a teoria que é dada nas escolas. Depois da visita ocorre uma reverberação do assunto na escola, com o aluno fazendo um gancho do que foi aprendido dentro de sala de aula e o que foi visto aqui na prática com as pesquisas e projetos”, explicou.

AGENDE UMA VISITA

DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS