Pesquisadores da UEM desenvolvem nova variedade de mandioca

23d69f5451d15a67989f943e2aff3192
    07-06-2022
    A espécie é 25% mais produtiva do que as demais variedades cultivadas no Paraná. A inovação, desenvolvida a partir de um convênio da instituição com a Embrapa, foi apresentada ao público nesta terça-feira (7).

O Paraná é responsável, sozinho, por quase 15% de toda a produção de mandioca brasileira, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa). Apesar disso, os produtores enfrentam uma série de desafios, relacionados ao clima e outros fatores.

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolveram, em um convênio com a Embrapa, uma nova variedade da raiz, que é 25% mais produtiva do que qualquer outra espécie da planta cultivada no Estado.

A novidade foi apresentada ao público nesta terça-feira (7), no campus da UEM em Diamante do Norte. Chamada de BRS 429, a espécie foi desenvolvida pensando em atender produtores do Paraná e também do estado de São Paulo.

É a primeira variedade de mesa da Embrapa recomendada para o estado paulista. Já os mandiocultores paranaenses contam, desde 2015, com as variedades BRS 396 e BRS 399, dentro da mesma parceria.

Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Aldo Vilar Trindade, a pesquisa representará um avanço na vida dos produtores dos dois estados. [ouça no áudio acima]

Login Form

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO