Com mais de 10 mil vagas em universidades do Paraná, Sisu divulga resultado nesta terça

sisu-jpg-webp-876484-
    21-02-2022

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece oportunidades em universidades públicas brasileiras, divulga nesta terça-feira (22) os resultados da chamada regular.

No Paraná, são 10.206 vagas em sete universidades em 35 cidades.

As inscrições foram realizada, entre 15 de 18 de fevereiro, por quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não tirou zero na redação.

O resultado ficará disponível no boletim do candidato, acessado por meio do site do programa. Após a divulgação, os aprovados terão entre os dias 23 de fevereiro e 8 de março para a matrícula.

O candidato que não foi selecionado para nenhuma das suas opções de curso pode manifestar interesse para integrar a lista de espera.

Com abstenção de 30%, tema de redação do vestibular da UFPR teve texto de parceiro da Banda B
    Vagas do Sisu em universidades paranaenses
    A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a que tem o maior número de vagas no estado. São 4.392 em 110 cursos de graduação.

Na sequência está a Universidade Federal do Paraná (UFPR) com 2.024 vagas em 110 cursos.

Entre as instituições de ensino estaduais a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) lidera o número de vagas. São 1.520 vagas em 68 cursos, sendo 759 para ampla concorrência e as demais destinadas à lei de cotas sociais e raciais.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) tem 625 vagas em 52 cursos de graduação. Destas, 583 destinadas à ampla concorrência.

Haitiana é vítima de injúria racial em terminal de Curitiba e suspeito é contido por populares e preso
    Na Universidade Estadual de Maringá (UEM) são 622 vagas em 78 cursos. Na Universidade Estadual de Londrina (UEL) são 616 vagas em 50 cursos. E na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) são 307 vagas em 29 cursos.

Estudantes na expectativa
    Muitos estudantes aguardam ansiosos para entrar em uma universidade. É o caso da Laura Valente, de 23 anos, aluna do cursinho pré-vestibular Opus Master, do Colégio Stella Maris.

Ela conquistou a nota 980 em redação e concorre a duas vagas pelo Sisu: medicina, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e odontologia, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“Foi um ano de bastante preparação, tanto para o vestibular quanto para o Enem, não perdendo nenhuma aula e estudando até tarde. Acho que o mais importante é acreditar em si, saber que com dedicação tudo é alcançado, e entender a importância de estar atento ao mundo para conseguir ter uma boa argumentação”, conta.

Aline Marques, 17 anos, aluna do Colégio Acesso, também se destacou na prova de redação, com a nota de 980. A candidata para o curso de Medicina, na FURG, e em Nutrição na UFPR, diz que a preparação foi baseada em simulados e redações semanais.

[...]

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO