Quatro chapas devem disputar a Reitoria

uem-2905
    27-07-2022
    Quatro chapas, formadas por professores doutores, pretendem concorrer às eleições dos novos reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá, que atuarão nos cargos de outubro de 2022 a outubro de 2026. O prazo de inscrições foi aberto em 13 de junho e encerrado hoje às 16h30.

As chapas optaram por se inscrever no último dia, e todas foram ao Protocolo Geral da UEM (Bloco A-01) acompanhadas por apoiadores. Embora já inscritas, somente após a homologação das inscrições por parte da Comissão Eleitoral, em 4 de julho, é que serão definidas as chapas que de fato concorrerão ao pleito. E, de acordo com a comissão, as campanhas iniciarão a partir da homologação e o término será disciplinado por resolução.

Chapa: Coragem para Mudar – Candidato a reitor: Leandro Vanalli, 46 anos. Candidata a vice-reitora: Gisele Mendes de Carvalho, 44 anos.

Resumo das propostas de gestão: “Fortalecer a graduação, pós, extensão e cultura; investir na pesquisa científica, tecnológica e de inovação; gestão planejada e descentralizada; adotar política participativa e propositiva de ampliação e melhoria da infraestrutura nos campi; fortalecer e valorizar o Complexo de Saúde; gestão de pessoas com contratação de servidores; política estudantil de acolhimento e fortalecimento da formação profissional; colocar a UEM a serviço da comunidade para fortalecer sua visibilidade e formulação de propostas de políticas públicas”.

Chapa: UEM IntegrAção – Candidato a reitor: Luiz Carlos Gomes, 57 anos. Candidato a vice-reitor: Dennis Armando Bertolini, 61 anos.

Resumo das propostas de gestão: “O principal compromisso é fazer frente à ofensiva que o governo do Paraná vem praticando, a exemplo da LGU (Lei 20.933/21), para estrangular o orçamento e a autonomia da UEM. Devemos encontrar meios políticos e institucionais para reverter a situação e estabelecer um novo marco para a relação entre as universidades e o governo. É nosso compromisso integrar a comunidade interna e externa na defesa da nossa autonomia, visando ao aprofundamento do projeto da Universidade Pública, Democrática, Gratuita, Inclusiva e de Excelência”.

Chapa: Trabalho e Renovação – Candidata a reitora: Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, 49 anos. Candidata a vice-reitora: Kerla Mattiello, 42 anos.

Resumo das propostas de gestão: “A chapa pretende enfrentar desafios do atual contexto. Tendo por base a construção do conhecimento proveniente da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, incentivará a produção científica, tecnológica e humanista. Enfrentará impactos das mudanças sofridas com leis e redução de servidores. As propostas serão concretizadas no diálogo com conselhos e na valorização da política estudantil. Pretende avaliar processos, modernizar a dinâmica e retomar a autoestima para garantir coesão interna, engajamento e apoio externo”.

Chapa: UEM + VIVA – Candidata a reitora: Ednéia Regina Rossi, 54 anos. Candidato a vice-reitor: Reinaldo Rodrigues Camacho, 57 anos.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO