UEM e Hospital Universitário de Maringá conquistam certificação de sustentabilidade

hu-uem-seloods
    04-11-2022
    A iniciativa é do Instituto de Responsabilidade Social da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). Juntas, as duas instituições apresentaram 32 ações inovadoras e diferenciadas de governança e responsabilidade socioambiental.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Hospital Universitário Regional de Maringá conquistaram um selo pelo cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Juntas, as duas instituições apresentaram 32 ações inovadoras e diferenciadas de governança e responsabilidade socioambiental. O Polo de Inovação e Tecnologia em Saúde do Hospital Universitário foi premiado, ainda, como o melhor projeto na área de governança.

Iniciativa do Instituto de Responsabilidade Social da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o selo abrange três categorias: Ouro (para quem cumpre os 17 ODS), Prata (de 8 a 16 ODS) e Bronze (de 3 a 7 ODS). Nessa terceira edição, entre 401 projetos avaliados, a UEM e o Hospital Universitário foram contemplados nas categorias Ouro e Prata, respectivamente. Ao todo, foram reconhecidas ações diferenciadas de 34 instituições e empresas locais.

Lançado em 2019, o Polo de Inovação e Tecnologia em Saúde tem como objetivo desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas, com foco em novos produtos e na melhoria de processos de assistência à saúde e serviços hospitalares. A iniciativa reúne pesquisadores da UEM, técnicos do Hospital Universitário e instituições parcerias.

A assessora Heloisa Helena Machado, que atua na gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Hospital Universitário, destaca a melhoria dos serviços disponíveis para a população. “As novas tecnologias na saúde promovem melhoria de processos, produtos com baixo custo e mais agilidade, contribuindo para a qualidade de serviços hospitalares, segurança de pacientes e melhoria de condições de trabalho para os profissionais de saúde”, afirma, sinalizando o uso de Internet das Coisas e inteligência artificial para acelerar a transformação digital dos hospitais.

UEM e Hospital Universitário seguem um direcionamento estratégico voltado para o fomento de ecossistemas comprometidos com a sustentabilidade, envolvendo ações de sensibilização da comunidade acadêmica para agir com responsabilidade social e ambiental.

O professor Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, membro do Conselho de Administração da UEM, ressalta o papel da universidade na estratégia global de sustentabilidade. “Esse selo demonstra o potencial da universidade em relação ao conjunto de ações desenvolvidas para a comunidade, sendo que as medidas aprovadas pelos conselhos superiores pretendem gerar impacto na redução de problemas relacionados com a desigualdade social e mudanças climáticas, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável”, enfatiza.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO