Universidades estaduais do Paraná estão entre as melhores do mundo em áreas do conhecimento

capa-worlduniversityrankingsde2023-areadoconhecimento
    28-10-2022
    A informação é do World University Rankings de 2023 por áreas do conhecimento, divulgado nesta semana pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). Paranaenses são destaques em Ciências Físicas, Ciências Sociais, Ciências da Vida, Educação, Engenharias, Psicologia, Medicina e Saúde.

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) estão entre as melhores instituições de ensino superior do mundo, em Ciências Físicas, Ciências Sociais, Ciências da Vida, Educação, Engenharias, Psicologia, Medicina e Saúde. A informação é do World University Rankings de 2023 por áreas do conhecimento, divulgado nesta semana pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

Na área de Psicologia, a UEL figura na posição global 501+, ao lado de 600 universidades que lideram ações acadêmicas de Psicologia Educacional, Esportiva, Empresarial, Animal e Clínica. No campo da Educação, UEM e UEL estão classificadas no grupo 601+, com outras 655 instituições líderes na formação de professores e estudos acadêmicos. Entre 1.001 universidades avaliadas na área de Medicina e Saúde, a UEL integra o grupo 601-800, acompanhada pela UEM e UEPG, ambas classificadas na posição 801.

Em Ciências da Vida, a UEPG está no grupo 601-800, seguida pela UEL e UEM, na posição 801-1001. Essa avaliação, especificamente, abrange 1.017 universidades de diferentes países, compreendendo ações científicas relacionadas com Agricultura e Silvicultura, Ciências Biológicas, Ciências Veterinárias e Ciências do Esporte. Já na área das Ciências Sociais, UEM e UEL figuram no grupo 801+, entre 941 instituições de ensino superior, que englobam estudos de Comunicação e Mídia, Política e Relações Internacionais, Sociologia e Geografia.

A UEM e a UEL também estão no grupo 1001+ de Engenharias, entre 1.306 universidades com indicadores de desempenho nas áreas de Engenharia Aeroespacial, Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e Química. Finalizando as avaliações, UEM, UEL, UEPG e Unioeste figuram no grupo 1001+ de Ciências Físicas, entre 1.307 instituições, com destaque em ações acadêmicas em Astronomia, Ciências Ambientais, Ciências da Terra e Marinhas, Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química.

Para a reitora da UEL, professora Marta Favaro, esses resultados refletem a importância da ciência e tecnologia como áreas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico. “Os rankings universitários assumem uma importância social ao dar visibilidade ao trabalho realizado pelas universidades na produção do conhecimento, que resulta de projetos de pesquisa e da ação de pesquisadores, em benefício da ciência e tecnologia”, disse.

“Esse trabalho tem impacto na sociedade e nos serviços ofertados à população, bem como na produção de soluções que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico”, acrescentou.

Confira um resumo das quatro paranaenses listadas:

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO