Universidades estaduais do Paraná voltam a aparecer com destaque em ranking internacional

capa-worlduniversityrankings20230
    14-10-2022
    O levantamento World University Rankings 2023, da consultoria britânica Times Higher Education (THE), foi divulgado durante o evento em Nova York, nos Estados Unidos. O Brasil tem 62 universidades classificadas.

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) estão entre as melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o World University Rankings 2023, da consultoria britânica Times Higher Education (THE). O levantamento foi divulgado nesta semana, durante o evento THE World Academic Summit 2022, em Nova York, nos Estados Unidos. O Brasil tem 62 universidades classificadas.

Nesta edição, considerando a média ponderada obtida pelas universidades brasileiras, a UEL e a UEM avançaram cinco posições em relação ao ano anterior, passando de 31º e 42º lugar para 26ª e 37ª colocação, respectivamente. A UEL também figura como primeira entre as estaduais da Região Sul, ocupando o quinto lugar entre todas as estaduais do País. A UEPG e a Unioeste aparecem nas posições nacionais 34 e 51, nessa ordem. Entre as instituições estaduais paranaenses, a UEPG obteve a primeira colocação em citações e internacionalização.

Ao todo, foram avaliadas 1.799 universidades de 104 países. Os resultados compreendem 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco métricas: qualidade de ensino (30%), inovação (2,5%), internacionalização (7,5%), pesquisa, incluindo volume, investimento e reputação (30%), e citações, referente à influência da pesquisa (30%).

No quesito inovação, relativo à transferência de conhecimento, a UEL é a segunda instituição mais bem avaliada da Região Sul do Brasil e a sexta do País, à frente inclusive da Universidade de São Paulo (USP), primeira colocada no ranking geral nacional. No global, a UEL manteve a classificação no grupo 1201-1500. As outras três estaduais estão no bloco 1501+, com notas gerais que variam ente 10.4 e 18.3.

Para a reitora da UEL, professora Marta Regina Gimenez Favaro, as universidades cumprem papel importante na formação de profissionais e na produção de conhecimento em benefício da sociedade. “Os resultados nesse ranking refletem o trabalho que vem sendo desenvolvido na área de ensino e na formação de profissionais qualificados. Também conseguimos destaque em citações, o que demonstra que o trabalho produzido pelos pesquisadores está sendo reconhecido como referência em todas as áreas do conhecimento”, afirma.

REFERÊNCIA – O World University Rankings reforça outras classificações internacionais da THE, que mensuram a qualidade do ensino superior ao redor do mundo. No Latin America University 2022, dedicado às universidades latino-americanas, UEM, UEL e UEPG ocupam as posições 45, 50 e 92, nessa ordem, seguidas pela Unioeste, classificada no grupo 101-125.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO