Universidade Estadual de Maringá tem novos gestores

possereitoriauem-1683
    11-10-2022
    O engenheiro civil Leandro Vanalli é o novo reitor da UEM e a advogada Gisele Mendes a nova vice-reitora. Eles assumiram os cargos em cerimônia nesta segunda-feira (10), dando início à 14ª gestão da instituição.

O engenheiro civil Leandro Vanalli é o novo reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a advogada Gisele Mendes a nova vice-reitora. Eles assumiram os cargos nesta segunda-feira (10), dando início à 14ª gestão da instituição.

O superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, presidiu a cerimônia de posse e transmissão de cargo, que foi realizada nas dependências do Restaurante Universitário, com a presença de reitores e vice-reitores de universidades de todo o Paraná, autoridades acadêmicas, políticas, eclesiásticas e militares, além de representantes da sociedade civil.

Aldo Bona reconheceu o trabalho dos gestores que deixaram o cargo, os professores Julio César Damasceno e Ricardo Dias Silva, reitor e vice-reitor na gestão 2018-2022, e destacou a UEM como referência, especialmente em pesquisa, no cenário nacional e internacional. O superintendente discorreu sobre um cenário mais favorável para as universidades estaduais do Paraná com a possibilidade de novos aportes de recursos e autonomia para realização de concurso público.

NOVOS GESTORES – Doutor em engenharia de estruturas, Leandro Vanalli ingressou na UEM em 1991, atuando como contínuo por três anos. Graduou-se pela instituição em 1998 e foi fazer mestrado pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado pela Universidade de São Paulo.

Em 2006, voltou para a UEM na condição de docente vinculado ao Departamento de Tecnologia do Câmpus Regional de Umuarama. Como efetivo ocupou vários cargos, como de chefe do Departamento de Tecnologia, diretor e diretor-adjunto do Centro de Tecnologia, diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UEM.

O novo reitor destacou cinco pontos que serão os desafios para os próximos quatro anos: manutenção permanente dos canais de diálogo com as comunidades interna e externa; manter a liderança acadêmica de forma articulada com diferentes setores da sociedade; buscar criatividade e efetividade para construir soluções; valorização dos servidores, buscando melhores condições de trabalho; e aumento no número de alunos matriculados e egressos, valorizando as vagas públicas de ensino superior.

Gisele Mendes deixou a Diretoria do Centro de Ciências Sociais Aplicadas para ser a vice-reitora da UEM. Ela é a segunda mulher a assumir o cargo. Bacharel e mestre em Direito pela UEM, ela é doutora e pós-doutora em Direito Penal, títulos obtidos pela Universidade de Saragoça, na Espanha.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO