UEM inaugura três obras no câmpus de Maringá e melhora espaços universitários

2022-10-05inauguracaoblocounati-9987
    06-10-2022
    Universidade agora conta com novos espaços para a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), Laboratório Interdisciplinar para Desenvolvimento Regional Sustentável e Laboratório de Experimentação Animal em Doenças Infecciosas.

Três novos espaços foram entregues, formalmente, à comunidade universitária da Universidade Estadual de Maringá (UEM) nesta semana. Na lista estão os Blocos B-59 e o T-27, que são duas obras que estavam paralisadas e foram concluídas nesta gestão, e o A-38, o bloco didático da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

Os três espaços foram inaugurados em uma cerimônia realizada no prédio da Unati, com a presença do reitor Júlio Damasceno e do vice-reitor, Ricardo Dias Silva, do prefeito do câmpus, Carlos Augusto Tamanini, e outras autoridades universitárias.

Com quase 610 metros quadrados de área, o novo prédio da Unati foi erguido com recursos de emenda parlamentar, de R$ 250 mil, complementados com recursos da UEM, provenientes de prestação de serviços. O custo final foi R$ 1,2 milhão.

Localizado ao lado da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o bloco conta com auditório, salas de aulas, laboratório de computação, copa, sanitários e um amplo hall. O espaço abriga ainda a Coordenadoria de Apoio à Educação (CAE) e o Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), ambos ligados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Com cerca de 450 alunos, todos com mais de 60 anos, a Unati hoje conta com acadêmicos de outros estados e países vizinhos.

Outro espaço novo é o Bloco B-59, que abriga o Laboratório Interdisciplinar para Desenvolvimento Regional Sustentável (LDR). Parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, ele foi projetado como uma área multiuso, dotado de equipamentos, que possam ser acessados pelos pesquisadores que investigam, principalmente, o espaço urbano, as aglomerações produtivas, os fluxos migratórios, os impactos socioeconômicos e ambientais, as dinâmicas demográficas e as desigualdades sociais.

A obra recebeu recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Superintendência-Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, além de verba da UEM. O prédio tem aproximadamente 120 m² e compreende áreas individuais para os grupos de pesquisa, além de uma sala de reuniões e outra para a estação de trabalho, onde serão instalados os servidores e demais equipamentos para armazenamento das informações.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO