Além de ensino, universidades estaduais atendem a comunidade com diversos serviços

unicentro-clinicadefisioterapia
    05-10-2022
    Entre os atendimentos estão consultoria jurídica, acolhimento psicológico e assistência à saúde humana e animal, inclusive de alta complexidade. Variedade de serviços contribui para a formação profissional dos universitários e ajuda o desenvolvimento regional.

As universidades estaduais do Paraná oferecem diferentes serviços especializados gratuitos, ou com baixo custo, para os moradores de municípios onde estão localizados os campus acadêmicos. Entre os atendimentos disponíveis estão consultoria jurídica, acolhimento psicológico e assistência à saúde humana e animal, inclusive de alta complexidade, em quatro hospitais universitários e quatro hospitais veterinários. Os HUs também dispõem de bancos de leite para o apoio ao aleitamento materno.

Nas regiões Norte e Noroeste, as universidades estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM) promovem atendimentos nas áreas de Direito, Psicologia, Odontologia e Medicina Veterinária, além de serviços prestados por meio de laboratórios de análises clínicas e toxicológicas. Ambas as instituições contam, ainda, com hemocentros vinculados aos hospitais universitários.

Nos Campos Gerais, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) oferta atendimentos jurídicos e odontológicos para quem mora nos municípios da região.

As universidades do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e Estadual do Paraná (Unespar) têm núcleos de práticas jurídicas nas cidades de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Marechal Cândido Rondon e Paranavaí.

Entre vários serviços, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) se destaca no atendimento de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Medicina Veterinária, disponíveis para quem reside em Guarapuava e Irati.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destaca a orientação do governador Ratinho Junior para que as universidades estejam cada vez mais comprometidas com as regiões de abrangência com a oferta de serviços para a população.

“Estamos atuando nesse sentido, para que as instituições de ensino superior atendam as demandas das comunidades em favor do desenvolvimento regional, inclusive com projetos e estudos, entre outras ações que figuram como prestação de serviços”, afirma.

Essa variedade de serviços especializados contribui, ainda, para a formação profissional dos universitários, que colocam em prática o conhecimento e aprendizado teórico adquirido em sala de aula. Sob a orientação dos professores, os estudantes desenvolvem competências e habilidades necessárias para o exercício das profissões, atuando com situações reais.

Confira alguns dos serviços disponíveis nas universidades estaduais do Paraná:

ATENDIMENTO HOSPITALAR

Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná