Programas de extensão das universidades estaduais ajudam milhares de pessoas no Paraná

    whatsappimage-seti-2022-06-28at161041
    29-06-2022
    As instituições estaduais de ensino superior oferecem uma série de serviços comunitários em diferentes segmentos, da proteção dos direitos civis ao atendimento gratuito em clínicas e hospitais universitários, passando por inclusão esportiva e ações culturais. São 2.250 iniciativas voltadas a toda a comunidade.

    O Paraná tem sete universidades estaduais, que concentram 95 mil estudantes matriculados em cursos de todas as áreas do conhecimento, compondo uma das estruturas de ensino superior mais robustas do Brasil. São 381 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, e 592 cursos de pós-graduação, sendo 304 de especialização, 196 de mestrado e 92 de doutorado. Em todo o sistema, atuam 7.685 professores (90% com Mestrado e Doutorado) e 8.847 profissionais da carreira técnica-administrativa.

    Com orçamento anual superior a R$ 4 bilhões, as instituições estaduais de ensino superior oferecem uma série de serviços comunitários em diferentes segmentos, da proteção dos direitos civis ao atendimento gratuito em clínicas e hospitais universitários, passando por inclusão esportiva e ações culturais. Nesse cenário, o ecossistema acadêmico e científico estadual impacta, diariamente, a vida de milhares de cidadãos paranaenses. Considerando somente o campo da extensão, são 2.250 iniciativas voltadas a toda a comunidade.

    Para beneficiar ainda mais a população, o Governo do Estado vem incentivando o fortalecimento e a ampliação de serviços nos câmpus universitários. O Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, denominado Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), por exemplo, prevê a instalação de espaços para apoiar negócios e empreendedores locais.

    Outra ação contempla escritórios de Engenharia e Arquitetura em todas as universidades para auxiliar projetos de obras públicas nos municípios de pequeno porte, com populações de até 30 mil habitantes. Chamado de Projetek, a primeira unidade acadêmica está em pleno funcionamento na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O próximo escritório está fase de implantação em Cascavel, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

    A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Agência Estadual de Notícias (AEN) prepararam um guia com alguns serviços disponíveis nas universidades estaduais do Paraná. Confira:
    [...]

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

    1. Hospital Universitário. O Hospital Universitário Regional de Maringá atende pacientes somente pelo SUS, em diversas especialidades.

    Endereço: Av. Mandacaru, 1590 - Parque das Laranjeiras, Maringá

    Telefone: (44) 3011-9100

    https://www.hum.uem.br/p%C3%A1gina-inicial

    [...]

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.