Começa nova edição do programa do Governo que fomenta empreendedorismo e inovação

    uel-admiltonoliveirademeter2
    17-05-2022
    Atividades começaram com um painel online. Iniciado em 2021, programa Prime consiste em uma pré-aceleração de negócios, voltada para estudantes e professores de universidades e empreendedores assistidos por agências de inovação e núcleos de inovação tecnológica.

    Projetos inovadores que envolvem cascas de pinhão na adsorção de resíduos lançados no meio ambiente, passando por inteligência artificial na produção de hortaliças e legumes, até nanotecnologia para controlar superbactérias. Essas são soluções propostas por alguns dos 39 pesquisadores inscritos no Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) – Edição 2022, que iniciou nessa segunda-feira (16) com um painel online sobre pesquisa aplicada, maturidade tecnológica e transferência de tecnologia.

    Programa do Governo do Estado, idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a iniciativa consiste em uma pré-aceleração de negócios, voltada para estudantes e professores de universidades e centros universitários, públicos e privados, e empreendedores assistidos por agências de inovação e núcleos de inovação tecnológica (NITs).

    O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, explica que ele foi pensado para transformar as pesquisas acadêmicas e científicas em produtos com potencial de mercado. “O intuito é oferecer apoio para os pesquisadores com ideias protegidas ou em processo de proteção, auxiliando as instituições para que possam obter resultados daquilo que é produzido em termos de conhecimento científico e de ideias protegidas”, afirma.

    A Fundação Araucária, a Superintendência Geral de Inovação (SGI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae/PR) atuam como parceiros estratégicos do programa. Na etapa final, cinco finalistas participarão do Programa Acelera Impulse do Sebrae/PR, custeado pela instituição parceira.

    Neste ano, os projetos contemplam aplicações em áreas como agricultura e agronegócios; biotecnologia e saúde; energias sustentáveis e renováveis, e sociedade, educação e economia. Entre as ideias, 22 dispõem de patentes depositadas ou concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), requisito que habilita os participantes para seguirem até a etapa final da pré-aceleração.

    A jornada empreendedora será realizada totalmente em formato remoto, o que possibilita o alcance de pessoas em diferentes cidades e regiões paranaenses. Os pesquisadores do Prime 2022 residem em Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Cornélio Procópio, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Medianeira, Pato Branco, Rolândia, Santa Helena e, excepcionalmente, também Salvador, na Bahia, com uma participante. Além da distribuição geográfica, a presença feminina chama a atenção, com quase metade da turma composta por mulheres.

    [...]

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.