Na Expoingá, governador destaca ações do Estado para consolidar a industrialização do campo

    expoinga11
    06-05-2022
    Para Ratinho Junior, a missão do Estado é agregar valor ao produto final que vem do campo, ampliando o poderio do agronegócio paranaense. Ele destacou programas de governo em andamento para o setor, como o Descomplica Rural e o Paraná Trifásico.

    Depois de um intervalo de dois anos fora do calendário de eventos em razão da pandemia da Covid-19, a Expoingá retornou. E em grande estilo. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta sexta-feira (06), no Parque Internacional de Exposições de Maringá, na Região Noroeste, da abertura oficial da feira que movimenta milhões dentro do agronegócio nacional. O evento vai até 15 de maio.

    Ratinho Junior destacou a série de medidas que o Governo do Estado vem tomando nos últimos anos para transformar o Paraná no “supermercado do mundo”. Para ele, a missão é agregar valor ao produto final que vem do campo, ampliando o poderio do agronegócio paranaense – o setor é responsável por cerca de 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

    “O caminho é a industrialização. Fazer com que além da matéria-prima como o leite, o Paraná possa oferecer o queijo, iogurte, o achocolatado. É isso que vai aumentar a rentabilidade dos agricultores e gerar mais emprego e renda em todo o nosso Estado”, ressaltou o governador.

    Ratinho Junior lembrou que a administração estadual é uma grande parceiro do agronegócio. Citou o investimento em infraestrutura, rodovias, portos, ferrovia e aeroportos, como facilitador do escoamento da safra – de acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, as ações batem na casa dos R$ 7 bilhões.

    “Tudo para transformar o Paraná no hub logístico da América do Sul. Isso vai baratear o frete e melhorar a vida de quem mora no campo”, disse.

    Além das obras estruturantes, o governador reforçou outras ações com impacto direto no agronegócio. “São 25 mil quilômetros de instalação de redes trifásicas, o que vai permitir que o dono de uma granja, por exemplo, tenha estabilidade no fornecimento de energia. Há ainda o Descomplica Rural, que acabou com a burocracia no campo, e o apoio financeiro ao pequeno agricultor com o Coopera Paraná e o Banco do Agricultor”, afirmou Ratinho Junior.

    Tudo isso, disse ele, ampliando o cinturão verde, o que fez o Paraná ser reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como exemplo de sustentabilidade.

    “O mundo também exige que a produção seja sustentável. Projetos como o Paraná Mais Verde, o Rio Vivo, a proteção das matas ciliares e manutenção das reservas legais mostram que agro paranaense também tem qualidade ambiental”, destacou Ratinho Junior.

    Pata seguir avançando no setor, o governador reforçou a importância de feiras agropecuárias como a Expoingá. “Essa feira é a nossa chancela técnica de qualidade do nosso produto. É aqui se discutem técnicas, novas ações, tecnologia. Tudo para que o nosso agricultor possa ter contato com que há de melhor no mundo”, afirmou.

    [...]

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.