Universidade Estadual de Maringá inaugura oficina tecnológica inspirada no MIT, dos EUA

release4
    17-04-2022
    Implantado no Campus Regional de Cianorte, o Fab Lab Design UEM ajuda a materializar como produto algo que a pessoa ou a empresa imaginou. Projeto nasceu a partir de aporte de R$ 202 mil concedidos pela Fundação Araucária.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) inaugurou, no Campus Regional de Cianorte, o Fab Lab Design UEM, uma oficina tecnológica de pequeno porte que prestará diversos serviços à sociedade, inserindo a instituição ainda mais no ecossistema regional de tecnologia e fomentando a economia. Inspirado no MIT, dos Estados Unidos, o Fab Lab Design UEM ajuda a materializar como produto, rapidamente e de forma acessível, algo que a pessoa imaginou, como uma prótese, uma ferramenta manual, uma peça de carro ou até mesmo uma joia ou um acessório exclusivo.

O projeto nasceu a partir de aporte financeiro de R$ 202 mil, concedidos ao curso de Design do CRC por meio do Programa de Pesquisa e Inovação em Design, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Os beneficiários podem ser pessoas ou empresas de qualquer setor. Não precisa possuir vínculo com a universidade. Basta ter uma ideia viável para que ela possa ser materializada em três dimensões. Ou seja, as possibilidades são extremamente abrangentes, praticamente infinitas.

O reitor da UEM, Julio César Damasceno, destaca que o Fab Lab promove integração com a sociedade, demonstrando que a UEM acredita no potencial regional e nas relações em rede. “O Fab Lab é um espaço de estímulo à criatividade. A UEM dá um enorme passo na sua relação com a comunidade local, incorporando elementos de experiências realizadas em outros países”, disse.

Cristina do Carmo Lucio Berrehil el Kattel, coordenadora do Fab Lab Design UEM, diz que o novo local conta com pesquisadores doutores e pessoal técnico capacitado, preparados tanto para imprimir, gravar ou usinar (processo de moldar ou lapidar uma matéria-prima) o que o cliente desejar. Também é possível analisar a demanda e corrigi-la, quando necessário, ou até mesmo elaborar um projeto de pesquisa aplicada em desenvolvimento tecnológico e inovação a partir de uma demanda ou necessidade específica.

INDÚSTRIA 4.0 – O Fab Lab da UEM, inspirado no modelo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, viabiliza a criação de soluções e produtos com base nos conceitos da Indústria 4.0, com uso de materiais diversos, como polímero, aço inoxidável, pedra e até ouro. Tem apoio do Sebrae e da Prefeitura de Cianorte.

“Estamos diante de um universo praticamente ilimitado de criação, arte e desenvolvimento. Tudo isso é muito importante para atingir os mais diversos horizontes econômicos”, afirmou João Alexandre Teixeira, vice-prefeito de Cianorte, que enxerga a UEM como uma ferramenta propulsora de desenvolvimento da cidade.

[...]

Login Form