Lançada na ExpoLondrina, Rota da Lavanda vai fomentar turismo e elevar renda dos agricultores

whatsappimage2022-04-06at095821
    06-04-2022

O Paraná ganhou um novo roteiro para conquistar visitantes de outras localidades e também os paranaenses – é a Rota da Lavanda, lançada nesta terça-feira (05) na ExpoLondrina. Os atrativos, principalmente os campos cultivados, estão em quatro propriedades de diferentes regiões, incluindo o laboratório do campus de Umuarama da UEM, onde é possível ver, por exemplo, o processo de extração do óleo essencial da planta. Palmeira, Carambeí, Londrina e Umuarama são os municípios que fazem parte da rota.

No evento, além de apreciar o aroma inconfundível da lavanda, quem passou pelo no local pôde provar produtos como o chá e a geleia feitos com a planta.

O presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, reforça que a iniciativa de fomentar o turismo rural como mais uma opção de renda para estas propriedades vai ao encontro com da missão do Instituto, que é melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo.

“É significativo estar discutindo o turismo e a produção de lavanda para geração de renda. Estamos acostumados a falar de agricultura numa visão mais macro, mas essa também é a nossa agricultura e precisamos oferecer mecanismos para que estes produtores tenham oportunidades de negócios e renda”, afirmou.

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que participou do lançamento, é dever do Estado articular para que o agricultor tenha alternativas inovadoras para uma lavoura que ofereça maior resultado. “Vejo na Rota das Lavandas um jeito novo de pensar em agricultura para que o produtor tenha mais renda e mais opções para venda dos seus produtos. É nosso dever criar iniciativas que facilitem a vida no campo”, afirmou.

A rota, além de oferecer informações técnicas sobre a produção e trazer a beleza dos lavandários, conta com novidades como sorvete, chocolate e geleia produzidos com a planta. E quem completar a roteiro pode conhecer o método para extração de óleos essenciais, tanto na lavoura quanto no laboratório da UEM.

A criação da rota foi uma iniciativa do programa de Turismo Rural do IDR-Paraná. “O instituto já trabalha diretamente com estes produtores ao orientar sobre extração de óleo e comercialização dos produtos e, então, a rota surgiu justamente com a ideia de roteirizar os produtos da agricultura paranaense para diversificar a geração de renda dos produtores”, afirmou Terezinha Busanello, coordenadora de Turismo Rural do IDR-Paraná.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO