Internacionalização da UEM ganha destaque em programa de educação dos Estados Unidos

01-04-2022
    Plano estratégico com 36 ações para consolidar seu processo de internacionalização é resultado de um trabalho desenvolvido nos últimos dois anos, depois que a UEM foi escolhida como a primeira instituição estadual de ensino superior do Brasil para IntLab, do Conselho Americano de Educação.

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Cesar Damasceno, apresentou nesta sexta-feira (1º) ao superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, um plano estratégico com 36 ações para consolidar o processo de internacionalização da instituição. Documento é resultado de um trabalho desenvolvido nos últimos dois anos, depois que a UEM foi escolhida como a primeira instituição estadual de ensino superior do Brasil para integrar o Laboratório de Internacionalização (IntLab) do Conselho Americano de Educação (ACE). O IntLab é um programa que já auxiliou mais de 150 universidades em todo o mundo na implementação de ações de internacionalização.

Em sua 17ª edição, essa é a primeira vez que instituições brasileiras participam da iniciativa. Além da UEM, as universidades federais de Goiás (UFG) e do Pará (UFPA) foram indicadas pela Fundação Fulbright Brasil e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação.

Com sede em Washington, capital dos Estados Unidos, o ACE emitiu recentemente parecer destacando o desempenho da UEM e apontando, entre vários aspectos, o engajamento e o compromisso com o modelo participativo para a estruturação da internacionalização abrangente – conceito para atuação de todas as unidades organizacionais numa perspectiva global.

Para Aldo Bona, a internacionalização é um processo transversal e interdisciplinar, que permeia toda a comunidade acadêmica. “As políticas e estratégias das universidades são influenciadas pelas dinâmicas do meio acadêmico e científico estrangeiro, de forma que a internacionalização pode ser considerada parte integrante da formação profissional e do desenvolvimento de estudantes, professores e pesquisadores. O principal desafio é manter o foco em demandas locais, compreendendo competências globais”, afirma.

O reitor destaca o potencial do plano estratégico de internacionalização para melhorar o ensino e a pesquisa na UEM, fomentando o desenvolvimento sustentável da região no contexto global. “Os processos de internacionalização se tornam cada vez mais essenciais para que a universidade desempenhe o seu papel na formação de pessoas, na produção do conhecimento e na prestação de serviços para a comunidade com impacto no território onde a universidade está inserida”, salienta.

"Apesar de complexo, a UEM vem avançando na forma de conduzir os processos de internacionalização, sendo uma universidade reconhecida por essas e tantas outras ações e, sobretudo, na implementação da política de internacionalização”, diz o reitor.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO