57 candidatos participam do vestibular para pessoas com deficiência da UEM

release
    28-03-2022
    Gabarito provisório das questões objetivas será divulgado às 15h desta segunda (28) e o resultado em 20 de abril.

O 1º Vestibular para Pessoas com Deficiência (PCD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) transcorreu normalmente na tarde deste domingo (27). Dos 68 inscritos, 57 realizaram a prova. O gabarito provisório das questões objetivas será divulgado às 15h desta segunda-feira (28) em www.vestibular.uem.br e o resultado sai no dia 20 de abril.

O vestibular seguiu rigorosos protocolos de biossegurança nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. Nesta primeira edição são ofertadas 189 vagas suplementares para ingresso no ano letivo de 2022, previsto para iniciar no segundo semestre.

O Vestibular PCD da UEM cumpre a Lei Estadual 20.443/20 e a Resolução 41/21 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), que garantem o ingresso desse público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico. No caso da UEM, as oportunidades abrangem mais de 70 graduações presenciais.

O estudante com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais pode, no ato da matrícula ou no decorrer do curso na UEM, solicitar auxílio junto ao Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), cuja atuação ocorre em conjunto com as coordenações dos cursos de graduação. O programa está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

Os principais serviços prestados pela equipe do Propae são: adaptação curricular e de recursos, como impressões em Braille ou em fonte ampliada; textos digitalizados em formato acessível a acadêmicos cegos ou em situação de deficiência visual; tempo estendido e espaço físico para realização de avaliações; mediação pedagógica específica: tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e monitoria especial. Para mais informações, enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

PAS - O Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2021 da UEM também foi realizado neste domingo (27). Dos 23.848 inscritos (11.342 na etapa 1; 6.880 na etapa 2; e 5.626 na etapa 3), 20% não fizeram as provas, o que corresponde a 4.769 abstenções.

Nesta segunda-feira (28), às 15h, sai o resultado do gabarito provisório e estará aberto o período de recursos. O resultado da Etapa 3 será publicado em 20 de abril, a partir das 10h, no site www.vestibular.uem.br. Já os resultados das etapas 1 e 2 do PAS estarão disponíveis no dia 20 de maio.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO