Professora da UENP e outras seis paranaenses são destaques de inovação do agro brasileiro

uenp-professoragabrielavieirasilva
    16-03-2022
    Elas estão na lista da revista Forbes das 20 mulheres mais inovadoras do Brasil na área de agtechs, um modelo de startup com foco em atividades voltadas para o agronegócio.

A professora Gabriela Vieira Silva, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), é uma das paranaenses que se destacam na lista das 20 mulheres mais inovadoras do Brasil, na área de agtechs, um modelo de startup com foco em atividades voltadas para o agronegócio. A lista foi divulgada pela revista Forbes, publicação norte-americana de negócios e economia.

Doutora em Agronomia, Gabriela, que figura em oitavo lugar na lista, é responsável pela disciplina “Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Empreendedorismo aplicados à Agricultura”, no curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Agricultura Sustentável, no Campus Luiz Meneghel, no município de Bandeirantes.

A docente também é co-fundadora da Agribela Tecnologias Biológicas, uma empresa incubada na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Formalizada em 2016, a empresa fornece serviços de monitoramento de lavouras, além de consultoria e treinamentos em manejo biológico nas atividades produtivas do café, da soja e da cana-de-açúcar.

A startup ainda comercializa produtos que auxiliam agricultores no controle de pragas e doenças, a partir do uso de insumos biológicos baseados em ativos vivos encontrados na natureza. Sem riscos à saúde humana, esses insumos biológicos passam por processos industriais para aplicação no campo, assegurando o controle eficiente de infestações nas plantações.

“Os investimentos no desenvolvimento de novas metodologias e soluções tecnológicas proporcionam mais celeridade, assertividade e eficiência no agronegócio. Inclusive, muitas das ideias e ferramentas que surgem no mercado iniciam o desenvolvimento na comunidade acadêmica, nas instituições de ensino superior, em parceria com as instituições de pesquisa científica”, destaca a professora.

SETOR – Considerado um dos principais exportadores de alimentos no mundo, o Brasil movimentou em 2020 quase R$ 2 trilhões no segmento de agronegócios. No mesmo ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio avançou 24,3%, alcançando participação de 26,1% do PIB nacional, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

No Paraná, os municípios de Guarapuava, Cascavel, Tibagi e Toledo estão entre os mais ricos do agronegócio brasileiro, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com base na Produção Agrícola Municipal (PAM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Valor Bruto da Produção (VBP) das lavouras permanentes e temporárias das quatro cidades somou quase R$ 27,2 bilhões no ano de 2020.

[...]

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO