Pesquisadores das universidades estaduais são contemplados com 165 bolsas do CNPq

uepg-robertoartoni
    07-03-2022
    O valor total ultrapassa a marca de R$ 10,4 milhões. Parte desses recursos será aplicada, exclusivamente, em despesas relacionadas à execução dos respectivos projetos.

Pesquisadores das universidades estaduais do Paraná foram contemplados com 165 bolsas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O valor total ultrapassa a marca de R$ 10,4 milhões, oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Parte desses recursos será aplicada, exclusivamente, em despesas relacionadas à execução dos respectivos projetos.

Desse montante, R$ 9,9 milhões foram aprovados na modalidade Pesquisa (PQ) e R$ 528 mil na categoria Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). O período de duração das bolsas varia de 36 a 60 meses, com valores mensais entre R$ 1.100 e R$ 1.500, de acordo com as categorias e níveis de enquadramento dos pesquisadores.

O objetivo é incentivar a produção científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas do conhecimento, considerando o rigor e o método científico, entre outros princípios essenciais para a produção do conhecimento. A avaliação do CNPq considerou critérios como o caráter inovador dos projetos, assim como a relevância e contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Brasil.

Somando R$ 4,1 milhões, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai desenvolver 57 projetos, sendo dois em DT. Na sequência, com R$ 2,9 milhões, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) aprovou 47 pesquisas, duas na modalidade DT; e com R$ 1,5 milhão, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tem 30 projetos (um em DT).

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai receber 16 bolsas (três em DT), no valor total de R$ 882 mil, enquanto a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) teve 10 pesquisadores selecionados (dois projetos em DT), somando R$ 772 mil. Já as universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) foram contempladas com uma bolsa de pesquisa no valor de R$ 39,6 mil, cada.

EXEMPLOS – Doutor em Genética e Evolução, o professor Roberto Artoni, do Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética da UEPG, enfatiza o papel dessas bolsas no processo de interiorização do ensino superior e da pesquisa científica. “Apesar de desfrutarmos de um sistema de ciência, tecnologia e inovação bastante reconhecido, a interiorização do conhecimento e a inclusão cada vez maior de pesquisadores nessas regiões é um motivador em meio a condições um tanto quanto aquém das universidades de destaque no Brasil”, afirma.

Bolsista de produtividade há mais de 15 anos, ele acredita que esse apoio é importante para buscar mais projetos e alunos com perfil para a pesquisa, agregando também ao trabalho desenvolvido por colegas de outras universidades, inclusive instituições de fora do Brasil.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO