Segue aberta inscrições para o 1º Simpósio de Saúde da Mulher

08-11-2021
    O Departamento de Enfermagem (DEN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE), Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem e Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), promovem dos dias 18 à 21 de outubro o 1° Simpósio de Saúde da Mulher. As inscrições e submissões de resumos podem ser feitas até o dia 13, próxima quarta-feira.

Podem inscrever-se alunos e docentes do curso de enfermagem da UEM e de outras instituições, assim como profissionais do Hospital Universitário de Maringá (HUM), Secretaria de Saúde e de outros serviços do setor. O link para participar está no site oficial da UEM. Depois de inscrever o conteúdo, as apresentações deverão ser enviadas até o dia 16 por meio de um formulário.

O evento, em comemoração ao Outubro Rosa, mês destinado aos cuidados da saúde da mulher, será gratuito e acontecerá por meio do YouTube. O Simpósio conta com certificação de participação e submissão de trabalhos.

Os temas de cada dia serão: ‘A saúde psíquica da mulher e as múltiplas jornadas’ com Priscila Brianez, dia 18; ‘Câncer do colo do útero: desafios e perspectivas’, palestra ministrada por Rejane Teixeira Tabuti no dia 19; e dia 20 ‘Assistência de enfermagem no parto domiciliar planejado: como organizar’, com Eliane Pereira Cismer. No último dia haverá apresentação de trabalhos científicos.

Cinco fatos do câncer de mama para prevenção da doença

A ginecologista e obstetra da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maringá, Vanessa Bergamasco, orienta sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença e coloca como lema “se prevenir é viver”. Ela elencou cinco fatos de câncer de mama que muitas pessoas desconhecem. De acordo com o Instituto Nacional que estuda a doença (INCA), o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país.

1- O câncer de mama pode surgir em todas as idades. Mas, geralmente, ocorre em mulheres com mais de 40 anos.

2 – Os fatores de risco do câncer de mama são:

fumar, não praticar atividade física, ingestão de bebida alcoólica, ter uma parente de 1º grau com câncer de mama, ter menstruado muito cedo e menopausa muito tarde.

3 – Apenas o autoexame das mamas não é suficiente para detectar o câncer. É necessário também comparecer ao médico e realizar os exames de rotina.

4 – Usar prótese de silicone não aumenta o risco de câncer de mama.

5 – Homens também podem ter câncer de mama, mas é raro.

Lembrando que o Outubro Rosa é uma campanha internacional com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama e colo de útero e proporcionar mais acesso aos serviços de diagnósticos e de tratamento para contribuir com a redução do número de mortes pela doença.

Victor Cardoso
    Foto – Reprodução