O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná visita UEM

15-10-2021
    Reunião técnica de Bona com lideranças da UEM, no Núcleo de Inovação Tecnológica. (Foto: Assessoria Comunicação UEM)

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, está em Maringá, onde ficará até amanhã desta sexta-feira (15). Recepcionado pelo reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio Damasceno e Ricardo Dias Silva, participou de extensa programação. Os três estiveram no lançamento do Portfólio de Tecnologias 2021 da UEM e em reunião técnica no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), na qual o superintendente salientou as potencialidades dos projetos e se prontificou a buscar recursos para expandir as atividades de pesquisa.

Na reunião no NIT, no Bloco B-09 do câmpus sede, foram apresentadas a Bona as demandas de instalação dos futuros Parque de Ciência e Inovação e Laboratório com Nível de Biossegurança 3 (NB3), além da ampliação do Biotério da UEM, que possibilitará ganho ao sistema de saúde maringaense. “Maringá é um centro regional em saúde e com o novo Biotério poderemos ampliar as pesquisas da UEM e de outras universidades”, declara o diretor de Pesquisa e coordenador do NIT da UEM, Ivair Aparecido dos Santos.

Quanto ao Parque de Ciência e Inovação, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Luiz Fernando Cótica, adianta que irá abrigar o Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap), o NIT e a Incubadora Tecnológica de Maringá para centralizar, em uma estrutura ampla, o desenvolvimento de estudos e a expansão das pesquisas e do número de empresas incubadas. Para Damasceno essas e outras ações deixarão a UEM, que está em um contexto de dificuldades, cada vez mais forte. “Sempre navegamos em águas turbulentas, não vai ser diferente daqui para a frente. Vamos à luta”, prospecta o reitor, que menciona o importante papel da UEM em Ensino, Pesquisa e Extensão, produção de conhecimento, tecnologia e inovação, prestação de serviços e formação de pessoas em nível superior.

Além do reitor e do vice, do pró-reitor e do diretor de Pesquisa, participaram da reunião com Bona: o assessor de Inovação da UEM e coordenador estratégico da Incubadora Tecnológica de Maringá, Marcelo Farid Pereira; o representante do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em Maringá, Nilson Marcos Tazinafo; o assessor da PPG, Ulisses Bursi; o diretor para Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) da UEM, Celso Vataru Nakamura; e o assessor da Coordenadoria de Ensino Superior da Seti, Décio Sperandio. Com exceção de Nakamura, todos foram, no início da noite, às instalações do Parque Tecnológico de Maringá (Maringatech), onde puderam ver a infraestrutura e conversar com empresários. Foram recepcionados por Farid e José Roberto Pinheiro de Melo, vice-presidente da Incubadora. “Só existe incubadora se existir a universidade”, destaca Melo. Quer conhecer mais sobre este fomento ao empreendedorismo e à inovação? [continua...]

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO