Visita do superintendente da Seti foi animadora para a UEM

obras-do-teatro-da-uem-1024x682
    18-10-2021
    Obras do Teatro e Centro de Eventos estão paradas; prefeitos e superintendente apoiam retomada por parte do governo Foto: UEM
    O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, esteve pelo câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na semana passada e por dois dias pôde ver in loco o funcionamento da instituição, projetos, bem como discutir problemas que limitam a gestão administrativa e, consequentemente, afetam toda a comunidade acadêmica. Para o reitor, Julio César Damasceno, a visita do superintendente da Seti foi bastante produtiva e deve render bons frutos, pois entende que Bona está sensível à causa e aberto a encontrar soluções.

“Grande parte das nossas demandas passa pela Seti, e é na pessoa do Aldo Bona que elas são articuladas e negociadas em nível de governo, junto às secretarias estaduais”, expõe Damasceno. Daí é que está a importância de os gestores da UEM estarem em contato próximo e constante com Bona, apresentando pontos positivos e reivindicando melhorias. “Pudemos mostrar ao superintendente que a UEM é uma universidade que produz ciência, tem reconhecimento internacional e é integrada ao seu território”.

O reitor menciona que, como é de conhecimento público, a UEM passa por grandes dificuldades orçamentárias, de contratação de pessoal e de reposição de quadro de servidores, e mesmo assim consegue manter sua excelência em formação de pessoas, prestação de serviços e produção de conhecimentos. “A vinda dele a Maringá nos permite fazer com que ele sinta, de fato, os problemas, mas sobretudo as nossas potencialidades”, pontua Damasceno.

Hospital Universitário
    Bona visitou, ontem (15), o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) da UEM. Com o superintendente foram debatidas as melhorias necessárias na infraestrutura tecnológica do local, além de ações para incentivo e fortalecimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Estiveram presentes o reitor, o vice-reitor, Ricardo Dias Silva, a superintendente do HUM, Elisabete Mitiko Kobayashi, e a equipe diretiva da unidade hospitalar.

Kobayashi destaca a importância da finalização de obras iniciadas, ressaltando o potencial que o hospital tem para atender todo o noroeste paranaense. “Falamos sobre gestão eficiente, a inovação em saúde e as ações desencadeadas pelo hospital na pandemia da Covid-19, não só na assistência direta ao paciente, mas também na realização de pesquisas clinicas e produção de equipamentos, como os capacetes de oxigenação”, enumera. A médica também explicou alguns dos projetos desenvolvidos em relação ao gerenciamento de resíduos sólidos, produção de energia e gestão da informação. Para ela, o encontro foi muito positivo.

O superintendente da Seti considera que visitar o HUM foi muito relevante para conhecer melhor o local e, principalmente, para saber mais sobre o seu plano diretor e o que está programado para a sua expansão. “Temos um compromisso de apoiar as demandas do hospital [continua...]

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO