Na UEM, comitês avaliam projetos de pesquisa para garantir atuação ética e qualidade dos estudos

uem-na-midia
    31-10-2021
    Para que as pesquisas tenham início, bom andamento e conclusão na Universidade Estadual de Maringá, assim como para o avanço da ciência em todas as áreas do conhecimento, a instituição conta com dois comitês e duas comissões, pertencentes à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Elas aprovam ou não projetos com base em regras claras, de modo a prezar pela atuação ética e pela qualidade dos estudos científicos. O Comitê Permanente de Ética em Pesquisas envolvendo Seres Humanos da UEM, que integra a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, tem papel de defender os interesses do participante de pesquisa em sua integridade e dignidade. Já a Comissão de Ética no Uso de Animais, por sua vez, é vinculada ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, e formula e zela pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de animais, e credencia instituições para criação ou utilização de animais em Ensino e Pesquisa. A UEM ainda possui um Certificado de Qualidade em Biossegurança, órgão necessário em instituições que utilizam técnicas e métodos de engenharia genética ou realizam pesquisas com Organismos Geneticamente Modificados e seus derivados. Por fim, o Comitê de Ética Ambiental da UEM planeja, coordena e avalia a política ambiental da universidade, analisando e aprovando previamente os procedimentos de Ensino, Pesquisa, Extensão e prestação de serviços, envolvendo impactos sobre o meio ambiente e a saúde pública. Outros detalhes sobre a atuação destes comitês e comissões podem ser conferidos em www.uem.br. (Repórter: Wyllian Soppa)

Login Form

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO