Acadêmicos da UEM manifestam contra corte de verba federal para pesquisas

uem-na-midia
    26-10-2021
    Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

O Governo Federal anunciou corte de 87% nos recursos para áreas de Ciências e Tecnologia. O investimento caiu de R$ 690 milhões, para R$ 89 milhões a pedido do Ministério da Economia.

Contra essa mudança no orçamento, acadêmicos e professores da UEM fizeram uma manifestação nesta terça-feira, 26, em frente à reitoria da universidade.

Clique aqui e receba as notícias do GMC Online no seu Whatsapp.
    Mudança que não afeta somente o ensino, mas a pós-graduação, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá, José Maria Marques.

Segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UEM, Luiz Fernando Cótica, essa redução no investimento pode ter impacto inclusive na economia da cidade, já que os alunos que dependem das bolsas gastam esse recurso em Maringá.

Segundo a UEM, a universidade tem 650 bolsas pelo CNPq. Todas as 489 bolsas de renovação anual podem ser perdidas no ano que vem, e as demais 161 também poderão ser prejudicadas.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO