Canuto Vieira integra a equipe de vigilantes da UEM e durante todo ano ajuda a manter a segurança dentro do câmpus sede. Mas durante este período de festas Natalinas ele assume outro papel: o de folião. É com entusiasmo que ele se prepara para as apresentações da Companhia de Reis Unidos com Fé, sendo um dos 18 integrantes do grupo.

A Companhia foi fundada em março de 1990 e, hoje, é reconhecida em todo o Norte do Paraná, tendo inclusive conquistado vários prêmios. Segundo Canuto, os preparativos começam ainda em outubro para garantir que tudo corra bem na comemoração desta importante festa religiosa. O grupo sai com a Bandeira do Divino no dia 24 de dezembro estendendo a comemoração até o dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dias de Reis.

Para quem não sabe, a Folia de Reis é uma festa de caráter religioso e cultural, que é formada por grupos de cantores e músicos com fardamento colorido. Segundo a tradição, esses cantadores percorrem as ruas, entoando cânticos que relembram a viagem dos três reis magos - Baltazar, Belchior e Gaspar – até Belém, para adorar o menino Jesus recém-nascido.


Foto: arquivo pessoal

“Nossa Companhia visita casas, cantando, saudando as famílias e levando mensagens de amor e fé à comunidade”, diz Canuto. Ele conta que durante os festejos o grupo visita chega a visitar 300 casas, registrando a participação de quase 1.500 pessoas nos festejos.

Além dos músicos e do embaixador, que entoa as canções de improviso, o grupo tem dois foliões que são os guardas da bandeira. Canuto explica que, na tradição, a bandeira era guardada por duas pessoas que não queriam ser identificadas, por isso usavam fantasias. Isso também servia para distrair o inimigo enquanto a bandeira tivesse passando.

A Companhia de Reis Unidos com Fé participa de competições com outros grupos da região

Canuto é um dos membros mais antigos da Companhia de Reis Unidos com Fé. O folião conta que o pai e mais dois amigos foram os responsáveis pela fundação da Companhia. “Estou no grupo desde que ele foi criado e isto é algo bem significativo pra mim”, declara.

Canuto entrou na universidade em 1986 como vigia. Em 1992, ele se mudou para São Paulo, voltando a morar em Maringá no final da década de 1990, quando prestou novo concurso na UEM.

Desde então, o folião tenta conciliar as férias e folgas para participar de todos os ensaios e reuniões da Companhia. A família de Canuto também participa do grupo, que para ele é um legado que pretende passar às futuras gerações.

Para Canuto, participar da Companhia de Reis Unidos com Fé é um compromisso que faz com amor e entusiasmo, ainda que com algumas dificuldades. “Não meço esforços para estar entre os foliões, perpetuando a tradição da Folia de Reis”.

 

Texto e Fotos: Natalia Luvizeto