Professor da UEM, John de Castro se apresenta ao lado da pianista Cínthia Ruivo, numa homenagem ao nordeste

Foto de João Paulo Santos

O barítono John de Castro, professor do Departamento de Música da UEM, e a pianista Cínthia Ruivo iniciaram, no dia 15 de setembro, uma série de cinco apresentações do projeto “O Nordeste pela ótica da canção lírica brasileira”.

Eles se apresentaram dia 15 em Maringá e voltarão a fazer o espetáculo no dia 2 de outubro, na Casa de Cultura do Jardim Alvorada, sempre a partir das 20h30.

Também se apresentarão gratuitamente em Sarandi, Mandaguaçu e Paiçandu. No repertório, canções de Oswaldo de Souza (1904-1995), compositor natural do Rio Grande do Norte.

O Nordeste brasileiro será apresentado por meio de canções que versam sobre o sertão, o litoral e a cidade, três ambientes geográficos. A ideia é buscar o realismo e o imaginário da vida sertaneja, além de seus mitos e lendas, aproximando o público em geral do canto lírico e da canção de câmara brasileira de cunho regionalista. As canções ainda visam apresentar a riqueza da diversidade cultural nordestina, interagindo as canções com a declamação de cordéis e a projeção de xilogravuras.

O espetáculo é a conclusão de pesquisas feitas por John e presta homenagem a primeira mentora dele no canto lírico, a professora Fátima de Brito, falecida neste ano.

O espetáculo tem patrocínio da Viapar e o fomento à cultura do Instituto Cultural Ingá, tendo sido apresentado, entre outras cidades, em Belo Horizonte e Curitiba.