O amor pelo futebol e pelo time do coração rendeu fama e boas amizades ao Valtão

Com mais de 39 anos de UEM, Valter de Souza Pereira, mais conhecido como Valtão, hoje é servidor técnico aposentado. Trabalhou todos esses anos no laboratório de materiais de construção do curso de Engenharia Civil, onde cultivou muitas amizades.

Aposentado pela UEM desde 2016, sempre que pode ele vem ver os amigos e colegas de trabalho.

O jeito atencioso e paciente fez Valtão ser o primeiro servidor técnico patrono de turma, título que representa uma personalidade que foi inspiração para os formandos. Ele declara que a relação com os alunos era ótima e o reconhecimento nasceu do respeito e carinho entre eles. “O que eu fazia por eles era por amor à minha profissão”, conta. Valter, destaca que a amizade com muitos daqueles alunos se mantém até hoje, por meio das redes sociais. Ah! Valtão foi homenageado como patrono de turma por duas vezes.

“O que eu fazia por eles era por amor à minha profissão”

Outra prova de carinho foi a “Copa Valtão”, título que os alunos deram, em 2007, ao campeonato de futebol de salão do curso de Engenharia Civil. “Acompanho todos os jogos da competição”, garante. Para Valter, essa homenagem é um orgulho que carrega pela vida afora.

A iniciativa tem muito a ver com a grande paixão que ele alimenta pelo futebol. Palmeirense de carteirinha, Valter acompanha religiosamente as notícias sobre o esporte e sobre o time do coração. Para isso tem um aliado importante: o Lance, um conhecido jornal esportivo brasileiro.

Aliás, sobre o jornal ele lembra que certa vez, ainda quando trabalhava no laboratório de Engenharia Civil, teve um contratempo e não pode passar na banca para pegar o periódico. Para não ficar por fora das notícias pediu a um aluno para lhe trazer o Lance. Só que ao invés do jornal, o acadêmico lhe trouxe um chocolate com o mesmo nome. “O episódio acabou rendendo boas risadas”, relembra Valter, destacando que a história exemplifica o bom convívio que havia no laboratório.

Formado em História aqui na UEM, Valtão também trabalhou por alguns anos como comentarista esportivo em diversas rádios comunitárias da cidade. Apesar de gostar de narrar os jogos, ele parou de exercer a profissão para começar uma nova atividade: ser treinador.

Atualmente, ele treina um time de futebol suíço chamado “Valtão da UEM” que, segundo ele, tem muito potencial e vem de uma série de vitórias consecutivas “Sinto satisfação enorme em conseguir atuar de alguma maneira no mundo do futebol”, confessa.

Texto e fotos: Natalia Luvizeto