Horário de votação, criação de novas seções eleitorais e sistema de apuração para impedir a identificação dos votos. Essas são algumas das alterações que passam a valer já neste pleito

No dia 21 de agosto, vamos poder escolher, em primeiro turno, o reitor e o vice-reitor que vão dirigir a nossa universidade nos próximos 4 anos.
A paridade entre as categorias volta a valer nessa eleição. É uma conquista relevante, porém, vale reforçar que o peso de cada segmento está condicionado ao comparecimento nas urnas e por isso a participação de cada um é de suma importância nesse processo. Faça a sua escolha entre as chapas concorrentes e ajude a construir essa história.

Quem vota?
Professores, acadêmicos e técnicos podem votar. Somando estas três categorias, o Colégio Eleitoral atinge 29.452 eleitores.
Para atender esta demanda serão instaladas 40 urnas, distribuídas em 12 locais de votação.

Educação a distância
Os discentes dos cursos a distância votam no câmpus mais próximo do polo a que estiverem ligados. Para atender esses acadêmicos também foram abertas, sob aprovação do Conselho Universitário, duas novas seções eleitorais, uma em Assaí e outra em Céu Azul.

O que levar?
Todos os votantes devem levar um documento de identificação com foto. Pode ser o RG, a carteira funcional ou carteira de estudante, por exemplo.

Horários de votação

No Câmpus de Maringá haverá urnas no:

• Restaurante Universitário com votação das 7h às 22h
  • Hospital Universitário com votação das 6h30 às 21h30

Também haverá urnas em:

• Assaí - votação das 17h às 22h
  • Céu Azul - votação das 17h às 22h
  • Cianorte - votação das 7h às 22h
  • Cidade Gaúcha - votação das 7h às 22h
  • Diamante do Norte - votação das 12h às 22h
  • Goioerê - votação das 7h às 22h
  • Ivaiporã - votação das 7h às 22h
  • Porto Rico - votação das 7h às 10h
  • Umuarama (CTC) - votação das 8h às 22h
  • Umuarama (Fazenda) - votação das 7h às 17h

FEI
Nesta eleição, os servidores da Fazenda Experimental votam no câmpus sede. Um ônibus da UEM fará o transporte dos votantes.

Apuração

O sistema de apuração sofreu algumas alterações este ano. Primeiramente, a contagem total dos votos será feita no dia seguinte à votação e não mais após o encerramento do pleito.

As mesas apuradoras serão instaladas no auditório Dacese, no câmpus sede, para onde serão encaminhadas as urnas lacradas, ao final do pleito. Por medida de segurança, todas as urnas serão acompanhadas por fiscais das três chapas concorrentes.

E para evitar a identificação dos votos, as cédulas de duas ou mais urnas serão misturadas e então será feita a contagem conjunta.

2º turno

Se nenhuma das chapas obtiver a maioria dos votos haverá segundo turno com as duas chapas mais votadas. A eleição será realizada no dia 4 de setembro. Para a realização desta nova votação serão obedecidas as mesmas normas estabelecidas no primeiro turno.

Nomeação e Posse
O Conselho Universitário se reunirá no dia 10 de setembro para homologar o nome dos vencedores, que deverão ser nomeados pelo Governo do Estado. A posse dos novos reitor/reitora e vice-reitor/vice-reitora será no dia 10 de outubro, dando início a um mandato de quatro anos.