Canecas nas versões vermelho e verde

Adote essa ideia

Por Gabriela Pontes

Já parou para pensar em quantos copos descartáveis você gasta por semana? E por mês? E somados os copos de todo seu setor? Talvez já tenha até perdido as contas, são muitos. Sem falar nos custos. Em toda a UEM são gastos cerca de R$ 4.400,00 mensais com a compra de copos descartáveis. Foram mais de R$ 26 mil entre abril e setembro de 2018.

Pensando seriamente nisso, a Coordenadoria de Promoção e Relações Públicas (CPR) desenvolveu o projeto Adote uma Caneca, que antes de tudo tem uma pegada de sustentabilidade. Isso considerando que os copos plásticos têm vida útil curta e não são biodegradáveis, impactando o meio ambiente. Além do mais, a proposta também é uma busca pela integração da CPR com os demais setores e departamentos e ainda um convite para que possamos exibir o orgulho de pertencer ao time UEM.

É o que diz André Scarate, coordenador da CPR e idealizador da campanha, “a ideia é uma prestação de serviço que une a preocupação ecológica à aquisição de canecas personalizadas da Universidade”. O mais importante, segundo ele, é reduzir ao máximo o uso dos copos descartáveis. E cada um pode fazer a sua parte, basta Adotar uma Caneca.

[“... a ideia é uma prestação de serviço que une a preocupação ecológica à aquisição de canecas personalizadas da Universidade”]

Como entrar na campanha?

O projeto funciona assim: a partir de um design com a identidade visual da UEM,  a CPR monta, sem custo, a arte que vai estampar as canecas, nas opções verde ou vermelho (veja as fotos). Além disso, possibilita que cada pessoa personalize a caneca como quiser, o que pode envolver seu nome, apelido, o logotipo do setor e departamento que trabalha e outras opções. Você só precisa entrar em contato com a CPR e solicitar a arte desejada.

Assim que ela estiver finalizada você receberá o arquivo para a confecção da caneca. Importante lembrar que o trabalho de encontrar um fornecedor e o custo da caneca fica sob a responsabilidade de cada um. O trabalho da CPR se resume em montar o design da caneca.

Outra coisa, os pedidos podem ser individuais ou coletivos. O Departamento de Educação Física, por exemplo, escolheu a segunda opção. Fez uma baita encomenda: 50 canecas que foram distribuídas para os docentes e servidores do setor, tudo personalizado com o logotipo.

DEF encomendou canecas para todo o setor

Se você gostou da ideia e também quiser Adotar uma Caneca encaminhe seu pedido para a CPR através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Você sabia?

Um copo descartável pode levar até 250 anos para se decompor. Isso significa que os netos dos seus netos nascerão e o copo que você usou hoje ainda estará por aí, poluindo algum canto desse planeta.

Os estagiários da CPR, Beatriz Rosa e Murilo Mokwa fizeram suas próprias canecas com uma ilustração muito original