No dia 6 de novembro de 1969 um fato marcaria a história da cidade com a assinatura da Lei nº 6.034 de 06/11/69 que autorizava a criação da Universidade Estadual de Maringá.

O #NossaUEM voltou no tempo para relembrar fatos que fizeram história mundo afora, ocorridos no mesmo ano que foi autorizada a criação da UEM, lembrando que a criação de fato se daria no ano seguinte.

O trabalho de pesquisa e o texto são de  Matheus Hernandes, acadêmico do segundo ano do cursos de Comunicação e Multimeios.

Internet - Hoje não se vive sem ela, da qual dependemos para quase tudo. Informação, entretenimento, até nossas relações pessoais passam por ela. Você sabia que foi em 1969 que o embrião da Internet foi implantado? Era época da Guerra Fria e os Estados Unidos da América queriam uma transmissão de informações em formato de rede para que não se perdesse informação e comunicação em caso de um suposto bombardeio soviético em alguma base militar. A “Arpanet” como era conhecida, garantiu a comunicação entre cientistas e militares americanos. Com o tempo a tecnologia evoluiu, surgiram os computadores pessoais e os aparelhos móveis revolucionando o mundo todo.

Música e Cinema – Em 1969 uma das músicas mais tocadas no país era “Aquele Abraço” de Gilberto Gil. A canção foi gravada pouco antes de Gil partir para o exílio em Londres. A música foi considerada como “hino” de despedida do artista, que nos versos da canção dava adeus ao País elogiando suas belezas e criticando seu pior aspecto na época: a Ditadura.

O último ano da década de 1960 também marcou o lançamento no cinema de uma das obras mais conhecidas de Mário de Andrade. “Macunaíma” saiu dos livros para a telona com o ator Grande Otelo personificando um dos personagens mais icônicos da literatura nacional. Hoje a obra está entre os 100 melhores filmes nacionais de todos os tempos.

Woodstock - Na bipolaridade da Guerra Fria, um movimento de contracultura surgiu nos Estados Unidos, evidenciando o Movimento Hippie. Enquanto a cultura norte-americana propunha um consumo excessivo, outro tipo de pensamento trazia ideais pacifistas. Woodstock foi o festival de celebração destes ideais. Um público superior a 400 mil pessoas, reunido em uma fazenda em Catskill Mountains, Nova Iorque, acompanhou apresentações de grandes nomes da música, como Janis Joplin, Santana, Jimi Hendrix e The Who.

Comunicação – “Pois eu vou me embora. Vou ler o meu Pasquim”. O tabloide cantado em verso na música de Erasmo Carlos começou a ser veiculado sabe quando? 1969. Conhecido semanário alternativo brasileiro, o Pasquim teve a primeira edição veiculada em  26 de junho de 1969. O jornal foi reconhecido e celebrado por seu papel de oposição ao regime militar.

O Jornal Nacional também começou a ser transmitido pela Rede Globo no mesmo ano apresentando como âncora o jornalista Cid Moreira.

Apesar de fundada em 1960, em 1969 há a reinauguração da TV Cultura, uma rede televisiva pública e educativa do Brasil.

Marighella – Foi em 1969, durante a Ditadura Militar, que o escritor, político e revolucionário Carlos Marighella é assassinado, em uma emboscada da polícia em São Paulo. Desde jovem, atuou em movimentos comunistas, foi preso diversas vezes e durante a ditadura foi duramente perseguido, sendo considerado o inimigo número um. Saiba mais sobre a trajetória de Marighella neste link.

Futebol – O milésimo gol do Pelé foi marcado, de pênalti, no dia 19 de novembro de 1969, no Estádio do Maracanã, em uma partida contra o Vasco da Gama. O gol 1000 é um marco de consagração da importância do esportista brasileiro como uma figura mundial, tendo acumulado três títulos de Copa do Mundo e a hegemonia do Santos nos anos 1960. Assista ao gol aqui.

Homem na Lua – “Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”. Era 16 de julho de 1969, 10h32 (horário de Brasília), quando três homens partiram da Flórida para conquistar a Lua. Ao pisar no satélite, Neil Armstrong, um dos três astronautas, preferia a frase acima que eternizou-se no tempo. Na  missão Apollo 11 para a Lua, também foram enviados outros dois astronautas: Edwin Aldrin  e Michael Collins.

Scooby-Doo e sua turma também são cinquentões. Há exatos 50 anos, em 13 de setembro de 1969, foi ao ar o primeiro episódio de Scooby-Doo, Where Are You!, série animada da produtora Hanna Barbera que trazia Fred, Dafne, Velma, Salsicha e o cachorro Scooby-Doo. O grupo viajava em uma van desvendando mistérios em lugares inóspitos e atrapalhando o plano dos diversos vilões barrados por eles.