Para a comemoração dos 50 anos da universidade, uma equipe de criação, desenvolveu o logotipo para o selo personalizado do jubileu de ouro da UEM.

Uma parceria entre a Assessoria de Comunicação Social e o curso de Design já vinha ocorrendo há algum tempo e no início deste ano começaram a trabalhar para a criação do logotipo.

O professor Fabiano Burgo, do curso de Design, é um dos membros da equipe de criação. Ele explica que as ideias partiram de alternativas feitas pelo jornalista e cartunista Luiz Carlos Altoé, que aposentou-se este ano. A partir daí lapidações foram feitas até chegarem no resultado final.

O professor explica que a fonte, o movimento e a forma do selo foram criados do zero, fazendo referências à identidade visual já usada pela UEM. O padrão de cores, preto e vermelho, foram mantidos e o dourado foi acrescentado, quase na etapa final, para alusão do cinquentenário.

O jornalista André Scarate, que também é membro da equipe de criação, destaca que a Reitoria irá veicular também um adesivo comemorativo, criado para uso em documentos.

“O momento de 50 anos deve ser festivo, somos relevantes para a comunidade e ela é importante para nós, então criamos algo que as pessoas conseguem guardar como lembrança e usar com orgulho, lembrando a importância da UEM para a região”, destaca Burgo.

Além do selo comemorativo, um site exclusivo dos 50 anos da UEM foi criado e está disponível neste link. A proposta é um site interativo, no qual pessoas que viveram parte da história da universidade possam contribuir com depoimentos. O site conta também com uma Linha do Tempo constando os fatos marcantes ocorridos nesse meio século.

Natália Luvizeto