Homenagem a Andréia Moretti Lazarin

Por Gabriela Pontes

Andréia Moretti Lazarin é servidora da UEM desde 1997. Em setembro deste ano, ela se afastou da Universidade para dedicar mais tempo para o Instituto Davi Moretti Lazarin e fazer o que, segundo ela, transformou-se em um propósito de vida: ajudar o próximo, em especial crianças, a ter uma vida melhor.

Associação sem fins lucrativos, o Instituto foi fundado por Andréia e Fernando Lazarin em memória do filho do casal, Davi, que morreu em 2014, aos dez anos de idade, depois de um ano e sete meses lutando contra um câncer.

Em meio à dor pela perda prematura do filho, o projeto ganhou forma há três anos e desde então vem ajudando crianças, de Maringá e região, em vulnerabilidade social. Diferentes ações são promovidas com o intuito de melhorar a saúde dos pequenos, como terapias, alimentação de qualidade e o incentivo à prática de esportes.

O Instituto conta hoje com uma equipe de dez diretores e cerca de vinte colaboradores, todos voluntários. A maioria conheceu ou conviveu com o Davi.

Até o momento a entidade não possui sede pela falta de condições de arcar com os custos de aluguel. Toda a verba usada nos projetos é resultado de doações.

Algumas iniciativas do Instituto já ganharam destaque na cidade, a exemplo da campanha Força na Peruca que é desenvolvida em parceria com o Hospital de Câncer. A proposta é incentivar a doação de cabelos para a produção de perucas. O Instituto tem parceria com salões de beleza que fazem o corte gratuitamente. “Já enviamos perucas para o Brasil inteiro”, comenta Andreia com orgulho do projeto. “Qualquer pessoa que precise pode solicitar o envio”, explica.

A campanha também foi um dos destaques do trote solidário do curso de Medicina da UEM neste ano, que incentivou estudantes e pessoas da comunidade a doarem mechas de cabelos. O resultado foi animador: cerca de 60 doações.

[“... sigo rumo a meus propósitos de vida, me abrindo às infinitas possibilidades que o futuro traz. Daqui levo o orgulho de participar desta instituição grandiosa e a honra de ter servido ao lado dos melhores. Onde estiver, levarei para sempre minha admiração e irei replicar as lições que vivi. Foi uma honra servir aqui.”]

Sobre a decisão de trocar a UEM pela dedicação integral ao Instituto Davi Moretti Lazarin Andréia diz: “sigo rumo a meus propósitos de vida, me abrindo às infinitas possibilidades que o futuro traz. Daqui levo o orgulho de participar desta instituição grandiosa e a honra de ter servido ao lado dos melhores. Onde estiver, levarei para sempre minha admiração e irei replicar as lições que vivi. Foi uma honra servir aqui”.

Como servidora, Andréia passou pelo Departamento de Odontologia, pelo Centro de Ciências Agrárias, pelo Departamento de Bioquímica e, por último, pelo Gabinete da Reitoria.

Se quiser doar tempo ou dinheiro para o Instituto Davi Moretti Lazarin entre em contato através da página no Facebook ou pelo número (44) 99962-1501.