O Programa de Pós-Graduação em Matemática completou 20 anos de fundação. Para celebrar as duas décadas de conquistas, o Programa realizou o Encontro de Matemática: 20 anos do PMA-UEM. O evento reuniu professores e pesquisadores que contribuíram com o PMA ao longo da história, seja com a formação de recursos humanos, publicações conjuntas, ministração de disciplinas e com a fundação.O objetivo do evento, que ocorreu entre os dias 3 e 5 de fevereiro, foi divulgar e incentivar a pesquisa em matemática, além de mostrar que o Programa é uma excelente escolha para os futuros professores e pesquisadores da área.

O PMA teve início em 1999 com a criação do curso de Mestrado em Matemática, o primeiro do Estado, que teve a função de suprir uma demanda social muito grande na época.

Atualmente, o Programa conta com 27 professores doutores, dos quais sete possuem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. “Nossos professores têm uma interação muito boa com pesquisadores de grandes centros de pesquisa do país e do exterior, o que vem facilitando a colocação de nossos ex-alunos de mestrado em cursos de doutorado”, declara Josiney Alves de Souza, coordenador do PMA.

Em números, ele destaca que entre os 165 alunos que já passaram pelo mestrado, quase 100%  foram aceitos em cursos de doutorado e prosseguiram com seus estudos. “Hoje, a maioria dos ex- alunos atua em centros de ensino superior”, ressalta Souza.

Desde a fundação, a estrutura e o espaço físico do PMA vem melhorando para oferecer um ambiente de estudo mais agradável para alunos e professores. Um exemplo é a criação, em 2010, da  biblioteca setorial.

Em 2010 também foi criado o curso de doutorado, fruto da consolidação do mestrado e da boa produção científica da Universidade. O resultado do excelente trabalho desenvolvido é a formação de 46 doutores titulados pelo programa, muitos deles vindos de outras regiões do país.

“Devido ao esforço conjunto de nossos docentes, o Programa de Pós-Graduação em Matemática, em ambos os níveis, é recomendado pela  Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)  e avaliado com nota 5”, destaca Souza.

Outras informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Matemática no site: http://www.pma.uem.br/