Com um jeitinho amigável, Dona Zilda é daquelas pessoas memoráveis, que a gente gosta à primeira vista

Zilda de Carvalho Rodrigues, 71 anos, nasceu em Quatá, cidade do interior de São Paulo e aos três anos de idade veio morar na área rural de Maringá. Ela estudou até o quarto ano primário (hoje ensino fundamental), pois a família não tinha condições de mantê-la na escola.

Começou a trabalhar ainda muito nova, casou-se aos 16 anos e na época revendia produtos para uma marca de leite fermentado. Em 1978, prestou concurso para trabalhar como zeladora na UEM. Começava então uma história de quase 35 anos na Universidade.

Dona Zilda passou por vários departamentos, sempre fazendo muitos amigos. Em 1994, decidiu candidatar-se como chefe da zeladoria. A popularidade entre as colegas de trabalho foi tanta que ela permaneceu por 14 anos no cargo. Ela lembra com que em uma das eleições recebeu 119 votos dos 126 possíveis.

Carinhosa e amigável, Dona Zillda conquistou o respeito e professores e técnicos durante os anos que dedicou à UEM. Em 2008, recebeu uma homenagem especial no dia do servidor. Na época, o reitor era o professor Décio Sperandio que lhe entregou uma placa de reconhecimento pelos seus 31 anos de UEM. Aquele dia ficaria marcado na memória dela.

Outro momento marcante foi durante uma formatura no Câmpus Regional de Umuarama. “Estava trabalhando no local e de repente, durante o discurso do professor Júlio Santiago Prates Filho, comecei a ouvir meu nome, ele estava agradecendo por tudo o que eu tinha feito pela UEM”, diz ela, ainda com emoção na voz.

O afeto pela universidade fez com que a zeladora adiasse alguns anos a aposentadoria. Só parou porque teve um problema no joelho que não lhe permitiu continuar na função que, afinal exige um tanto de esforço físico.

Doa Zilda diz ter muito orgulhoso de sua carreira como servidora pública, que lhe permitiu algumas conquistas. Foi na UEM que ela conseguiu terminar os estudos, um sonho guardado desde menina. “Saía do serviço e ia direto pra aula, terminei o segundo grau e recebi até diploma”, recorda.

Em 2013, Dona Zilda se aposentou, mas não parou de estudar. Fez curso de guia de turismo e hoje faz uma das coisas que mais ama: viajar!

Como guia, ela explica que realiza viagens nacionais, contudo Dona Zilda tem um grupo de amigas que juntas já viajaram para Itália, Espanha, Alemanha, Inglaterra e outros países. A próxima será um cruzeiro para as ilhas da África com a família.

Com quatro filhos e seis netos, Dona Zilda também reserva tempo para se dedicar ao trabalho voluntário. Além disso, sempre dá um jeitinho de passar na UEM para rever os amigos. “Foi uma honrar trabalhar aqui”, diz sem esconder a emoção.

Texto e fotos: Natalia Luvizeto