Notas

Alunos da disciplina de extensão rural e desenvolvimento, do curso de agronomia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverão, no dia 12 de setembro, um Dia de Campo na Fazenda Marília, em Loanda, com o objetivo de apresentar e discutir novas técnicas e alternativas de produção pelo sistema agrossilvipastoril e da cultura da mandioca na região noroeste do Estado.

O sistema agrossilvipastoril é um modelo que consegue ao mesmo tempo conservar os recursos naturais, fixar o homem no campo e aumentar com sustentabilidade a produtividade agrícola e pecuária. O Dia de Campo também visa a fortalecer a relação entre pecuaristas, agricultores e futuros extensionistas.

Atualmente, a agricultura na região noroeste do Paraná é caracterizada pela forte presença da agricultura familiar, com a produção pecuária de leite e de corte e o desenvolvimento do cultivo de mandioca, cana-de-açúcar e citricultura, entre outras, que ganharam espaço em áreas degradadas pelas pastagens e que acabaram atraindo indústrias beneficiadoras destas culturas para a região, como destilarias, fecularias e de alimentos. Isto faz do município de Loanda um excelente local para se realizar um evento nesta linha de integração lavoura pecuária.

A saída dos participantes do evento ocorrerá no sábado (12 de setembro), às 6 horas, nas proximidades do Restaurante Universitário (RU), câmpus da UEM. Ao chegarem à Fazenda Marília, os participantes assistirão às palestras técnicas sobre o sistema de produção agrossilvipastoril, controle de plantas daninhas na cultura da mandioca e em pastagens e produção de mandioca.

O evento é gratuito, sendo que a inscrição inclui, além do transporte, café da manhã, almoço e o material do evento. As vagas são limitadas. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo fone (44) 9988-7427, e/ou com os acadêmicos do 4º ano de Agronomia, Alessandro Schneider, Alex Elpídio, Edmir Hillen, Gabriel Loli Bazo e Rafael Sanches, organizadores do Dia de Campo, sob a orientação do professor Ednaldo Michellon.

O Cinuem retorna as atividades no próximo dia 03 (quinta-feira), com a exibição do filme Barry Lyndon. Lançando em 1975, o filme foi dirigido Stanley Kubrick.

Baseado em livro de William Makepeace Thackeray, Barry Lyndon conta a história de um aventureiro inglês expulso de seu país, que tem o objetivo subir na vida, se tornar um aristocrata e conquistar a felicidade. O comentário fica por conta do professor Flávio Aprom, do Departamento de Música.

A exibição começa às 18h30 no Anfiteatro Ney Marques, na UEM.

 

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM (106,9 MHz), reprisa nesta sexta-feira (28), às 11 horas, o debate sobre o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade Ambiental. O programa é apresentado pelo jornalista Paulino Júnior e participam desse debate a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Comdema), bióloga Lídia Maróstica; o coordenador do Observatório Ambiental, professor Jorge Villalobos, da UEM; e a criadora e diretora da ONG Funverde (Fundação Verde), Ana Domingues.

 

O Laboratório de Apoio Pedagógico do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM abre inscrição para o Evento de Extensão “Cinema, História e Educação”. A inscrição deve ser realizada via internet no período de 26 de agosto a 09 de setembro. A taxa de inscrição é R$ 20,00. O evento vai ocorrer de 09 de setembro a 25 de novembro. E o objetivo é contribuir para a formação continuada dos professores da rede pública, e enriquecer a formação pedagógica de acadêmicos dos cursos de licenciaturas, de alunos do Mestrado em Educação e de profissionais da educação, por meio da experiência do cinema e da análise teórico-metodológica de filmes.  

A peça teatral O Auto da Barca do Fisco volta aos palcos da Oficina de Teatro da UEM nesta terça-feira (1º), às 14 horas. A apresentação faz parte das comemorações dos cinco anos da Sociedade Eticamente Responsável (SER). O texto é de Marcílio Hübner de Miranda Neto, que se inspirou em obras de Gil Vicente e Ariano Suassuna. Para o autor, do mundo medieval para o mundo atual, as mudanças foram muito pequenas, as desigualdades, a injustiça social, a exploração de uma nação por outra e a corrupção têm muito em comum.

A peça critica o modo de vida distorcido de vários elementos de nossa sociedade. Também procura ressaltar o lado bom das pessoas, trazendo consigo uma mensagem de esperança. O espetáculo é aberto à comunidade e a entrada é franca.

A Escola de Música da UEM abriu inscrição para o Curso de Extensão Preparatório para o Curso Técnico em flauta transversal, piano e violão. Os interessados devem ter idade mínima de 13 anos ou estar cursando o 8º ano do ensino fundamental. Ter conhecimento básico de teoria musical e nível de execução instrumental correspondente ao quinto ano de conservatório.

O curso tem como objetivo preparar o candidato para ingressar no Curso Técnico em Instrumentos Musicais, ofertando aulas individuais de instrumento e aulas teóricas, em conjunto.

A inscrição vai até 08 de setembro, e deve ser realizada na secretaria da Escola de Musica.  A taxa de inscrição de 15 reais. As aulas iniciam dia 9 setembro, com aulas coletivas às quartas-feiras, das 19 às 20h30, e instrumental a combinar.

Outras informações pelos telefones 3261-4383 / 326-4563