Notas

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM (106,9 MHz), reprisa nesta sexta-feira (28), às 11 horas, o debate sobre o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade Ambiental. O programa é apresentado pelo jornalista Paulino Júnior e participam desse debate a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Comdema), bióloga Lídia Maróstica; o coordenador do Observatório Ambiental, professor Jorge Villalobos, da UEM; e a criadora e diretora da ONG Funverde (Fundação Verde), Ana Domingues.

 

O Laboratório de Apoio Pedagógico do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM abre inscrição para o Evento de Extensão “Cinema, História e Educação”. A inscrição deve ser realizada via internet no período de 26 de agosto a 09 de setembro. A taxa de inscrição é R$ 20,00. O evento vai ocorrer de 09 de setembro a 25 de novembro. E o objetivo é contribuir para a formação continuada dos professores da rede pública, e enriquecer a formação pedagógica de acadêmicos dos cursos de licenciaturas, de alunos do Mestrado em Educação e de profissionais da educação, por meio da experiência do cinema e da análise teórico-metodológica de filmes.  

A peça teatral O Auto da Barca do Fisco volta aos palcos da Oficina de Teatro da UEM nesta terça-feira (1º), às 14 horas. A apresentação faz parte das comemorações dos cinco anos da Sociedade Eticamente Responsável (SER). O texto é de Marcílio Hübner de Miranda Neto, que se inspirou em obras de Gil Vicente e Ariano Suassuna. Para o autor, do mundo medieval para o mundo atual, as mudanças foram muito pequenas, as desigualdades, a injustiça social, a exploração de uma nação por outra e a corrupção têm muito em comum.

A peça critica o modo de vida distorcido de vários elementos de nossa sociedade. Também procura ressaltar o lado bom das pessoas, trazendo consigo uma mensagem de esperança. O espetáculo é aberto à comunidade e a entrada é franca.

A Escola de Música da UEM abriu inscrição para o Curso de Extensão Preparatório para o Curso Técnico em flauta transversal, piano e violão. Os interessados devem ter idade mínima de 13 anos ou estar cursando o 8º ano do ensino fundamental. Ter conhecimento básico de teoria musical e nível de execução instrumental correspondente ao quinto ano de conservatório.

O curso tem como objetivo preparar o candidato para ingressar no Curso Técnico em Instrumentos Musicais, ofertando aulas individuais de instrumento e aulas teóricas, em conjunto.

A inscrição vai até 08 de setembro, e deve ser realizada na secretaria da Escola de Musica.  A taxa de inscrição de 15 reais. As aulas iniciam dia 9 setembro, com aulas coletivas às quartas-feiras, das 19 às 20h30, e instrumental a combinar.

Outras informações pelos telefones 3261-4383 / 326-4563

 

O Cinuem retorna as atividades no próximo dia 03 (quinta-feira), com a exibição do filme Barry Lyndon. Lançando em 1975, o filme foi dirigido Stanley Kubrick.

Baseado em livro de William Makepeace Thackeray, Barry Lyndon conta a história de um aventureiro inglês expulso de seu país, que tem o objetivo subir na vida, se tornar um aristocrata e conquistar a felicidade. O comentário fica por conta do professor Flávio Aprom, do Departamento de Música.

A exibição começa às 18h30 no Anfiteatro Ney Marques, na UEM.

 

O novo presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) é o professor Emerson Arnaut de Toledo, do Departamento de Matemática. Ele se graduou em Matemática pela UEM e fez o mestrado na área de Equações Diferenciais Parciais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele substitui o professor Gentil Vidotti, que faleceu no dia 13 deste mês. Toledo foi nomeado pela Portaria nº 835/2009-GRE, de 19 deste mês, gerando efeito retroativo ao dia 17.