Notas

          A pedagoga Ângela Ramalho, do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), do Hospital Universitário Regional de Maringá, está lançando a obra Palavras pedem passagem, o primeiro livro da autora, com 117 páginas, contendo poesias abordando diferentes temáticas. 

          Para a coordenação editorial da publicação, o livro é “ousado, cuja autora contraria Drummond e discorda de Fernando Pessoa. Ao leitor compete tirar suas conclusões".  

          O livro já está sendo comercializado pelo endereço eletrônico www.angelaramalho.recantodasletras.com.br/livros. Na semana passada, a editora CBJE (Câmara Brasileira de Jovens Escritores), produtora da obra, concedeu à pedagoga - e agora escritora - uma "Estrela Dourada", honraria concedida aos escritores que superam a marca de 50 mil leituras nas Antologias Online promovidas pela CBJE. 

         O site de Ângela Ramalho conta com mais de 20 mil leitores, além das suas bem sucedidas participações nas antologias online. O livro está à venda na internet e também pode ser adquirido diretamente com a autora.  

A Aiesec está selecionando novos integrantes e jovens interessados em intercâmbio. As vagas para intercâmbio estão distribuídas em quatro modalidades: gerencial, tecnológico, educacional e desenvolvimento. A entidade é a maior organização global gerida totalmente por universitários e está presente em 105 países. Os interessados devem ser universitários ou recém-formados com menos de 30 anos de idade.

Segundo a presidente da Aisec Maringá, Ana Carolina Oliveira Silva, a experiência na entidade é completa. Diz que é possível uma vivência profissional e internacional ao mesmo tempo em que ocorre um desenvolvimento profissional e pessoal. Ressalta que a Aisec fornece meios para o crescimento e forma jovens mais conscientes, mais pró-ativos e preparados para os desafios do mercado de trabalho.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.aiesec.org.br até o dia 10 deste mês. Outras informações no escritório local, na UEM, bloco D-67, sala 104, fone 3261-3688.

O I Simpósio Nacional de Temas Hispânicos: língua, literatura e ensino começa amanhã (3), na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Promovido pelo Departamento de Letras, na UEM, por meio do curso de Secretariado Executivo Trilíngue, havia sido suspenso em razão da paralisação das atividades acadêmicas na UEM. 

As atividades serão abertas, às 19h45, de amanhã, com a palestra O Domínio de Língua Espanhola e o Profissional de Secretariado Executivo: de prioridade a exigência. Mas a abertura oficial só ocorrer na sexta-feira (4), às 9 horas, no auditório Ney Marques, com uma palestra da professora Susana Echeverría do Instituto Cervantes de São Paulo. O evento termina no sábado e conta, ainda, com minicursos e apresentação de trabalhos. Outras informações no site http://www.set.uem.br/simposio/simposio.php.

Nesta quinta-feira (3), às 18h30min, no anfiteatro Ney Marques, o Cinuem retoma suas atividades, exibindo Barry Lyndon, com direção de Stanley Kubrick e fotografia de John Alcott. O comentarista será o professor Flávio Apro, do Departamento de Música. Para ele, o filme é uma meditação sobre a transitoriedade da vida. Baseado no romance de Thackery, narra as memórias de Redmond Barry na escalada social.

“Ambientado no século XVIII, o filme conta com a medida majestosa em seus perfeitos enquadramentos, que remetem às pinturas da época. O filme é um grande épico, com uma narrativa metalinguística que cria surpreendentes relações de conteúdo a partir das paridades ou disparidades entre as matrizes verbal, sonora e visual”.

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, lançou o edital do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, destinado a projetos de pesquisadores das Instituições Públicas Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES). Os recursos disponíveis somam R$ 503,6 mil.

A chamada de projetos 09/2009 visa, diretamente, a melhoria da qualificação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Estado e, indiretamente, a consolidação de grupos de pesquisa sediados no Paraná e a qualificação de todo o sistema público estadual de ensino superior. Serão concedidas 43 bolsas com duração de até 12 meses, sendo destinadas pelo menos três bolsas para cada uma das áreas de conhecimento. O valor mensal da bolsa será de R$ 976,00.

Poderão ser submetidas propostas no âmbito de uma das seguintes áreas do conhecimento: Arquitetura e Urbanismo; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Sociais e Humanas; Administração e Economia; Educação e Psicologia; Engenharias; Física e Astronomia; Geociências; Letras e Artes; Matemática - Estatística e Informática; Química; Saúde.

As propostas devem ser enviadas até o próximo dia 21 de setembro. Mais informações podem ser obtidas nos endereços eletrônicos projetos@fundacaoaraucaria.org.br, projetos2@fundacaoaraucaria.org.br, pelos telefones (41) 3271-7456 ou 3271-7419 e na página da Fundação Araucária www.fundacaoaraucaria.org.br.

Espectrofotômetro Nirs (Infravermelho Próximo): princípios e aplicações é tema de palestra que será proferida por Clayton Almeida, no dia 11, às 9 horas, no Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap), bloco A-9, na UEM. Almeida explica que a espectroscopia de infravermelho é uma poderosa ferramenta analítica na caracterização de grupos funcionais de moléculas orgânicas.

O palestrante informa que, “nas últimas décadas, a espectroscopia de infravermelho vem se expandindo e sendo aplicada em muitos ramos tanto na pesquisa como na indústria em todo mundo. Vantagens como, simplicidade, velocidade de resposta e acuracidade tornam a ferramenta interessante para resolver problemas analíticos, para vários tipos de amostras, em inúmeros campos de interesse, agricultura, indústria alimentícia, farmacêutica, têxtil, polímeros, cosméticos e médica”.