Notas

O reitor Décio Sperandio instalou o Conselho de Programação da Rádio UEM-FM, com base na Portaria nº 964/2009-GRE, na sexta-feira (25). A solenidade foi realizada na Sala dos Conselhos Superiores.

Tomaram posse como membros do Conselho para o biênio 2009/2011 Paulo Petrini – presidente; Antônio Paulino dos Santos Júnior; Mauro da Silva Sá Ravagnani; Erivelto Goulart; Vânia Aparecida Malagutti da Silva Fialho; Luis Roberto Evangelista; Maria Cristina Ribeiro; Lauro Daniel Vargas Mendez; Rafael Campos Bezerra; Júlio Santiago Prates Filho; Rachel de Oliveira; e Caroline Rocha Cunha.

Logo após a posse, o presidente do Conselho iniciou a primeira sessão,  explicando aos novos membros sobre o que é o Conselho e sobre o Projeto Editorial da Rádio UEM-FM, já em andamento. Cada um dos presentes recebeu uma cópia do projeto e foram dadas as diretrizes para que o documento possa ser estudado e discutido em reuniões posteriores.

O próximo encontro do grupo está marcado para o dia 13 de outubro, na Sala dos Conselhos Superiores, às 14h.

 

UEM/ASC

APM – 28/9/09

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá (PEA/UEM) abre novas turmas de mestrado e doutorado. As inscrições serão aceitas de 5 a 30 de outubro. O programa, que tem área de concentração em Ciências Ambientais, possui o conceito 6 da Capes. As linhas de pesquisa são Ecologia de Áreas Alagáveis e Ecologia e Manejo de Reservatórios.

Os interessados ao mestrado passam pela seleção no dia 7 de dezembro e concorrem a 15 vagas. Serão avaliados conhecimentos em Ecologia e em inglês e serão analisados os currículos. A seleção para o doutorado será nos dias 1º e 2 de dezembro. Serão cobrados conhecimentos em Ecologia. Serão analisados currículos e propostas de projeto compatível com os objetivos do programa. Além disso, os candidatos passarão por entrevistas. O doutorado oferece 14 vagas.

Outras informações pelos fones 3261-4751 e 3261-4630, site www.pea.uem.br ou e-mail secretaria@pea.uem.br.

O Grupo de Pesquisa Republicanismo e Democracia, dos cursos de Filosofia e Ciências Sociais da UEM, realizou nos dias 23 e 24 de setembro o Seminário de Teoria Política. Segundo o coordenador do evento, professor José Antônio Martins, o objetivo era criar um espaço de discussão de temas relativos à filosofia e à teoria política, com ênfase no republicanismo, a democracia e suas interseções.

O evento, que ocorreu no auditório do Centro de Ciências Humanas e Artes (bloco H-35), reuniu aproximadamente 400 pessoas. Para o professor o número de participantes superou as expectativas da organização. “Esperávamos um evento pequeno, para poucas pessoas, quando vimos já tínhamos inscrito mais de 300 pessoas”, enfatiza.  

Para o Martins, o grande interesse dos acadêmicos, pesquisadores e professores da UEM trouxe a excelência ao Seminário. “Tivemos debates valorosos para os estudos sobre Democracia e República. Os participantes, além de trocar experiências e conhecimentos puderam ter contato com pesquisadores conceituados internacionalmente como, Maria Lígia Elias, da USP, Luiz Bernardo Araújo, UFRJ, Cícero Araújo, USP”, explica o professor. 

Dentre os temas debatidos no Seminário estão: Republicanismo Popular e Democracia Contestatória, Democracia e Participação: os dilemas da inclusão política e Origens e Contemporaneidade do Republicanismo.

 

A UEM, por meio do projeto de extensão rural, promove uma visita técnica à fazenda experimental Ridesa, em Paranavaí, onde são desenvolvidas as variedades RB de cana-de-açúcar. Serão abordados os temas aspectos gerais da cultura da cana-de-açúcar e desenvolvimento genético na cultura da cana-de-açúcar. Os participantes também conhecerão os experimentos em campo. A programação será cumprida na sexta-feira (2).

Haverá um ônibus saindo em frente ao Restaurante Universitário às 7 horas. Os interessados devem reservar lugar pelos telefones 9928-7605, 9920-0250, 9973-2147 e 8401-5238.

A peça teatral o Auto da Barca do Fisco se apresenta na Unipar, em Irati, nos dias 28 e 29. As apresentações fazem parte do projeto de redação sobre cidadania fiscal. A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, deve comparecer ao evento.