Notas

O Boletim de Geografia inaugurou, no dia 6 de outubro deste mês a sua versão on line e pode ser acessada pelo link http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr.

Ele teve seu primeiro número impresso publicado em 1983, visando atender à demanda interna do Departamento de Geografia/UEM, por um espaço de divulgação de pesquisas e de projetos, desenvolvidos por seu corpo docente. Com 27 anos de existência o Boletim de Geografia conquistou credibilidade entre as publicações no seu gênero, mantendo sua periodicidade e conquistando espaço junto à comunidade científica.  Ele dá visibilidade a trabalhos de diversas áreas afins, de instituições acadêmicas regionais, nacionais e internacionais. Em 2001, com a publicação de um número especial, o Boletim de Geografia contemplou os trabalhos do IV Colóquio de Cartografia para Escolares e I Forum Latino Americano, realizado pelo Departamento de Geografia, que contou com a participação de pesquisadores, docentes e acadêmicos de todas as regiões brasileiras e também do exterior.

Agora, o recebimento de artigos, análise e avaliação, assim como o envio para os consultores ad-hoc e seu retorno estão sendo controlados pelo sistema através do site: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr.  Os trabalhos são encaminhados à Comissão Editorial do Boletim de Geografia via sistema de editoração eletrônica pelo endereço dge-boletim@uem.br .

O Departamento de Ciências Sociais (DCS) e a Revista Urutágua promovem no próximo dia 29 (quinta-feira) o debate Educação e Sociedade. Foram convidados os professores Antônio Ozaí da Silva e Luiz Antonio Afonso Giani, do  DCS e o professor Raymundo de Lima do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), que vão falar sobre “Educação Libertária”, “Educação e Arte” e “A ignorância na sociedade do conhecimento”. O evento será realizado no auditório do bloco H-35, as 19h30. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento pelo site www.dcs.uem.br. Vagas limitadas.

 Informações pelo e-mail educacaoesociedade@gmail.com

 

Com o propósito de apresentar os diversos tipos de intercâmbios e seus benefícios no mercado de trabalho, a Aiesec Maringá realiza a I Mostra de Intercâmbio, com apoio da Central de Intercâmbio (CI) e do Escritório de Cooperação Internacional da UEM (ECI).

O evento ocorrerá no dia 27 de outubro, às 14 horas no Auditório Nupélia – Bloco G90, na UEM e contará também com a participação de universitários que já realizaram o intercâmbio profissional ou de desenvolvimento pela Aiesec e compartilharão as experiências e impactos que tiveram na vida pessoal e profissional a partir do momento que decidiram iniciar essa jornada.

Os participantes receberão um certificado do evento e os que tiverem até 30 anos de idade e interesse poderão se inscrever para participar do programa de intercâmbio da Aiesec. A entidade oferece dois tipos de intercâmbio, o profissional, estando apto aquele que tiver no mínimo 60% do curso concluído, nas áreas tecnológicas, educacionais e de gerenciamento e o intercâmbio de desenvolvimento, estando apto qualquer tipo de universitário.

Outras informações no escritório da Aiesec Maringá, que está localizado na UEM, no Bloco D-67, sala 104, ou pelo telefone (44) 3261-3688 ou através do site www.aiesec.org.br .

Começa, no próximo dia 22 (quinta-feira), a Temporada Universitária 2009 de Maringá com dezenas de espetáculos para todos os gostos. Este ano estão programadas atividades culturais de teatro, música, coral, dança e orquestra. Para a abertura, será realizada a apresentação da Orquestra da UEM, com início às 21 horas. Com a peça A Divorciada, o Circo Teatro Sem Lona, de Maringá, apresenta-se na sexta-feira (23). No sábado (24), a apresentação fica por conta CIA-7, de Londrina, com a peça Mundocão. E para encerrar a semana, no domingo (25), o Grupo de Teatro e Ponto apresenta a peça Barricada.  

As apresentações, que vão até o dia 15 de novembro, serão realizadas sempre de quinta a domingo, na Oficina de Teatro da UEM.  A Temporada é promovida pelo Teatro Universitário de Maringá.

 

 

 

 

 

O Observatório das Metrópoles – Região Metropolitana de Maringá promove o curso de extensão sobre Geoprocessamento: introdução ao ArcGis 9.2. Agora, o curso será realizado nos dias 7, 14 e 21 de novembro. As inscrições devem ser feitas, até 6 de novembro, no Bloco 5, sala 8, no câmpus universitário. 

Serão três sábados com aulas o dia todo: das 8 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas. O local também mudou, agora, as atividades ocorrerão no Bloco J-12, sala 4. Estão abertas 19 vagas. O número foi calculado de acordo com o número de computadores do laboratório onde será ministrado o curso. Além dessas vagas, foram abertas outras três na condição de que o inscrito traga seu próprio notebook.

O valor do curso é de R$100,00 para acadêmicos e R$150,00 para não acadêmicos. Informações adicionais no pelo telefone (44) 3261-4287.