Notas

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPPGE), vinculado ao Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM, promove uma aula monitorada em Guarapuava, neste sábado e domingo (7 e 8). A temática será: Comunidades do Campo: os faxinais. Será uma visita técnica e pedagógica à Comunidade dos Faxinais. Tanto os aspectos históricos como geográficos da região.

As inscrições podem ser feitas no Laboratório de Apoio Pedagógico, bloco I-12, até sexta-feira ou até preencherem as vagas. Não será cobrada taxa de inscrição, mas a do alojamento, no valor de R$ 25,00. Haverá um ônibus que levará os inscritos de Maringá e outro de Cianorte. Podem participar alunos de licenciaturas e de mestrados.

Outras informações pelo e-mail geppgeuem@hotmail.com ou site http://www.politicas707.blogspot.com/2009/09/jornada-de-politicas-publicas-e-gestao.html.

Os ex-alunos do Curso Direito da UEM, William Fracalossi e Leandro Ferreira Bernardo acabam de lançar o livro Direito Previdenciário na visão dos Tribunais: doutrina e jurisprudência.

Hoje, os dois autores são procuradores federais. Graduado em 2004, pela Universidade Estadual de Maringá, Leandro Ferreira Bernardo foi aprovado em concurso para procurador no mesmo ano, aos 21 anos de idade. Participa de vários grupos de trabalho em Matéria Previdenciária dentro da Procuradoria Federal. É pós-graduado em Direito Constitucional pela PUC-PR, e em Direito Público pela UnB. Atua, ainda, como professor de cursos preparatórios para concursos públicos.

William Fracalossi foi aprovado no concurso de procurador federal em 2003. É chefe da Seção de Consultoria da Procuradoria Federal de Maringá e pós-graduando em Direito Previdenciário. Ex-professor universitário, hoje, atua em cursos preparatórios para concursos públicos.

O título foi lançado pela Editora Método. Apresenta os temas mais relevantes do direito previdenciário comentados, bem como sistematiza com profundidade toda jurisprudência previdenciária, de modo a oferecer ao leitor organização e praticidade, possibilitando a compreensão fácil e imediata do assunto.

Segundo os autores, os estudantes, sejam alunos da graduação, sejam simplesmente aqueles que buscam o ingresso em carreiras públicas, encontrarão nesta obra um roteiro seguro para a correta, sistemática e ampla compreensão do Direito Previdenciário em todas as suas nuances hermenêuticas. Os profissionais da área, por outro lado, terão à disposição, para consultas rápidas ou pesquisas elaboradas, respostas às mais diversas questões previdenciárias inerentes às rotinas jurídicas direcionadas ao atendimento daqueles que buscam o amparo da Previdência Social.

O Cinuem mostra, em parceria com o Projeto Maringá Histórica, vários documentários produzidos de 1957 e 1975 pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. As películas mostram em detalhes o desenvolvimento da região colonizada (Londrina, Maringá, Umuarama e Cianorte), além do desfile comemorativo dos dez anos da “Cidade Canção”. Os documentários são: Maringá em 10 anos; O Milagre do Vale do Ivaí; Norte do Paraná; Companhia Melhoramentos Norte do Paraná – 30 anos de colonização; e Companhia Melhoramentos Norte do Paraná – 50 anos de colonização.

Os documentários serão exibidos, nesta quinta-feira (5), a partir das 18h30, na Fadec, bloco 36, na UEM. Os comentários estarão a cargo de Reginaldo Dias (UEM) e de Miguel Perez Silva (Acim). Outras informações pelo site www.uem.br/cinuem.

No domingo, dia 15, será realizada o VII Encontro Internacional e Nacional Dançante do Projeto Abrindo Gavetas. Os organizadores prometem Um luau, africano e afro-brasileiro em Maringá.

As atividades serão na sede social da Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá (AFUEM/UEM). Na programação estão convidados especiais, como os grupos Arte Lua e Samba de Raiz. Durante o Encontro se apresentam, ainda, o Corpo de samba; bailarinas do Projeto Abrindo Gavetas, composto por mulatas maringaense; coreografias de dança do ventre; maculelé; e Afro Pop, combinando com danças tradicionais africanas Kizomba, Funaná e Kuduro.

Estará em Maringá para uma participação especial no evento Nega Lú, rainha do Carnaval 2009. Ela estará acompanhada da miss beleza negra de Maringá. As duas vão assistir desfiles de roupas africanas e de moda íntima, da Channy & Du.

Quem comparecer ao evento vai poder apreciar os cheiros e sabores do tempero africano. Será distribuído o tradicional, famoso e suculento caldo de feijão. Quem preferir pode optar pelo caldo de galinha cabidela de Angola.

As atividades do encontro terão início às 14 horas. Os convites são limitados e estão sendo vendidos a R$ 10,00. Os organizadores pedem que as pessoas optem por trajes africanos. É possível levar panos de cores exóticas para serem amarrados na hora.  

Informações com a coordenadora do projeto Abrindo gavetas Vergínia Gonçalves dos Santos. O telefone dela é o (44) 9990-9446.

A PPG informa que foi aprovado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no dia 26 de maio, o curso de Doutorado em Matemática Pura na UEM. O curso é coordenado pelo professor Marcelo Moreira Cavalcante. E foi homologado com o conceito quatro. As inscrições serão abertas no mês de novembro de 2009, e as aulas iniciam-se em março de 2010. O processo de avaliação perpassa pela analise de currículo, carta de recomendação e entrevista. Informações pele telefone (44) 3261-4504

No próximo sábado (7), os alunos do curso de graduação em Direito da Universidade Estadual de Maringá experimentarão o clima de atuar nos tribunais. Orientados pelos professores Amália Regina Donegá, Belmiro Jorge Patto e Marco Alexandre Souza Serra, os acadêmicos participam de mais uma edição do tradicional Júri Simulado.

Os acadêmicos vão trabalhar sobre um caso real que anteriormente já foi levado a julgamento, refere-se a um crime doloso contra a vida, acontecido na região, ao qual cumulam as denúncias de homicídio qualificado, estupro, atentado violento ao pudor e ocultação de cadáver.

Um grupo de três acadêmicos, Luiz Rosado Costa, Christian Reny Gonçalves e Rodrigo Ávila Gomes, atuarão na defesa do réu. Outro grupo de dois acadêmicos representarão o Ministério Público e o assistente da acusação, Eloise Trevisan Padial e Leonardo Grillo Menegon. Do mesmo modo, acadêmicos representarão o juiz, Paula Fernanda Sampaio; o escrivão, Cesar Augusto De Vicente; os oficiais de justiça; Rafael Prado e Juliana Roes; as testemunhas, Priscila Ribeiro, Amanda Carolina Noronha, Laís Pilger; e o réu, Paulo Henrique Motta Pereira.

O objetivo do projeto de ensino é oferecer oportunidade aos acadêmicos para a discussão de teses de Direito Penal, mas também torná-los aptos para desempenharem idênticas tarefas em casos reais. Por tratar-se de um projeto de ensino, os acadêmicos que assistirem ao julgamento serão concedidas 10 horas acadêmicas complementares.

O julgamento terá início às 8h30, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Maringá. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.