Notas

A Universidade Estadual de Maringá, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Diretoria de Pesquisa e da Central de Biologia Molecular, Estrutural e Funcional, promove a palestra HPLC: princípios e aplicações. O tema vai ser abordado por um engenheiro do Departamento Técnico da Sinc do Brasil, no dia 8 de março, às 14 horas, no anfiteatro da Comcap (Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa), bloco A-9. HPLC é um aparelho para cromatografia líquida de alta eficiência que identifica e quantifica espécies orgânicas em solução. A palestra é aberta aos interessados da comunidade acadêmica.

  Luiz Albérico Barbosa Falcão, mestre e professor de Libras da Universidade de Pernambuco, esteve na UEM, na semana passada, para fazer uma doação de um livro de sua autoria Surdez, Cognição Visual e Libras: estabelecendo novos diálogos. A obra, doada à Biblioteca Central, constitui uma contribuição para familiares de surdos, professores e profissionais de saúde, visando uma formação voltada à acessibilidade e inclusão social, para o auxílio na reestruturação do sistema de saúde e da formação dos profissionais desta área. Segundo o autor, o projeto de elaboração da obra foi iniciado em 2004 a partir de pesquisas com estudantes ouvintes e surdos e professores (desde as séries iniciais até cursos de pós-graduação). Além da pesquisa, o autor desenvolveu uma metodologia diferenciada para o ensino de Libras para ouvintes. Para contato com o autor, os interessados podem enviar mensagem para libras_pernambuco@yahoo.com.br.  

Os telefones da UEM contam com novo prefixo: 3011, que vale tanto para o câmpus como para o Hospital Universitário, Hemocentro e Clínica Odontológica. Como os ramais continuam os mesmos, basta substituir os quatro primeiros números (3261 ou 2101) por 3011 e manter os quatro últimos correspondentes aos ramais dos diversos setores/órgãos. Os prefixos telefônicos 3261 e 2101 continuarão a funcionar por um tempo ainda, porém com número de canais reduzido, o que pode ocasionar congestionamento nesses links. A Prefeitura do Câmpus recomenda a utilização do novo prefixo desde já.

 

 

 

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) está promovendo o Concurso de Produção Acadêmica do Programa Universidade Sem Fronteiras – USF. O objetivo é incentivar a produção intelectual acadêmica dos docentes, profissionais recém-formados e bolsistas de iniciação científica que atuam nos projetos do Universidade Sem Fronteiras, bem como divulgar as ações desenvolvidas e seus resultados.

Serão premiados 15 trabalhos, que podem ser apresentados nas seguintes categorias: artigo acadêmico, relato de experiência, vídeo documentário, mostra de fotografias, publicação escrita para disseminação no âmbito da comunidade alvo do projeto. O regulamento e mais informações podem ser conferidos no endereço www.usf.pr.gov.br. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 18/02 (quinta-feira). 

Mais informações: www.seti.pr.gov.b

 


 

A Universidade Estadual de Maringá seleciona 24 tutores presenciais para o curso de graduação em Administração Pública na modalidade a distância. Os interessados devem se inscrever até o dia 16 deste mês pelo site http://www.nead.uem.br/cms/. O curso é desenvolvido em convênio com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Os aprovados serão bolsistas no programa Universidade Aberta do Brasil, com valores pagos pelo FNDE. O recebimento da bolsa não representa ao tutor nenhum vínculo empregatício com a UEM e a carga horária semanal será de 20 horas. Outras informações pelo site ou fones 3011-4096 e 3011-4098.

A revista Fotografe Melhor está promovendo o 3º Concurso Universitário de Fotografia Sony-Fotografe, com o patrocínio da Sony do Brasil. As inscrições vão até de março de 2010, e devem ser feitas pelo correio, no endereço Rua M.M.D.C., 121, Butantã, São Paulo (SP), CEP 05510-900.  O tema desta edição é "Meu Olhar sobre o Brasil".  

O concurso tem caráter exclusivamente cultural, não havendo qualquer modalidade de sorteio ou pagamento por parte dos participantes. É aberto a fotógrafos amadores e profissionais, brasileiros ou estrangeiros, de todas as idades, desde que sejam estudantes universitários e comprovem esta condição.  

Para a comprovação, deverá enviar uma declaração da faculdade ou universidade atestando sua condição de aluno ou enviar uma cópia atualizada do pagamento da mensalidade do curso no qual está matriculado. Sem essa comprovação, a inscrição não se efetivará.  

Cada participante poderá enviar um máximo de três fotos, sendo que somente uma será selecionada. Todas as fotos deverão ter tamanho mínimo de 15 cm x 21 cm e máximo de 20 cm x 25 cm, impressas em papel fotográfico. Mesmo fotos em diapositivos (slide ou cromo) e imagens digitais só serão aceitas se impressas em papel fotográfico nos tamanhos entre o máximo e o mínimo determinados.  

O julgamento das fotos ocorrerá até o dia 10 de abril de 2010. A revista Fotografe Melhor divulgará com exclusividade o resultado do Concurso na sua edição de número 164, referente ao mês de maio de 2010.    

Outras informações no site: www.concursouniversitario.com.br